Rio de Janeiro, 8 nov (EFE).
Uma rebelião em uma prisão na cidade de São Luís, capital do Maranhão, deixou nesta segunda-feira pelo menos nove presos mortos e um funcionário ferido.
Os presos foram assassinados por seus próprios companheiros, sendo que três deles foram decapitados. Já o funcionário da penitenciária, baleado em uma perna e nas costas, foi socorrido e depois hospitalizado.
Às 23h do horário local (meia-noite de Brasília), cinco carcereiros continuavam reféns dos presos, 14 horas depois do início do motim, segundo informou a secretaria de Segurança Pública.
Os amotinados tomaram o controle de um dos pavilhões do Complexo Penitenciário de Pedrinhas desde a manhã desta segunda-feira, após pegarem a arma do funcionário que foi ferido.
Os presos rejeitaram as tentativas de negociação empreendidas pela Polícia Militar do Maranhão, que tinha cercado a prisão, o que levou a governadora do estado, Roseana Sarney, a pedir ajuda ao ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto.
O Ministério decidiu enviar uma equipe de policiais especializados em negociações em um voo fretado que chegará a São Luís na manhã desta terça-feira, quando será retomado o diálogo com os líderes da rebelião, segundo informou o governo estadual em comunicado.As autoridades maranhenses atribuíram o motim ao "estado de tensão permanente" entre facções criminosas, que é alimentado pelo problema de "aglomeração" comum à maioria das prisões brasileiras, segundo a nota.
O Complexo Penitenciário de Pedrinhas é o maior centro penitenciário do Maranhão e é integrado por seis unidades, que contam com capacidade para cerca de dois mil presos, mas que, segundo a imprensa, pode estar abrigando o dobro deste número.A capacidade máxima do módulo no qual ocorreu a rebelião é de 100 presos, mas abrigava aproximadamente o dobro de detentos
Fonte:http://noticias.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.