Apesar do alto risco, muitos ciclistas, principalmente menores, ainda insistem na prática de pegar carona em traseiras de ônibus e caminhões. Na tarde de sexta-feira, a reportagem do Estado de Minas flagrou uma tentativa frustrada, que poderia ter tido um desfecho mais grave e triste. Quatro jovens se agarravam a um coletivo, no cruzamento entre as avenidas Afonso Pena e Contorno, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, quando um deles perdeu o equilíbrio e caiu. Como o tráfego de veículos não era intenso, ele teve tempo de se levantar sem ser atropelado. A lesão, leve, se resumiu a um corte no dedão do pé.
Segundo a BHTrans, os motoristas de ônibus são orientados a parar imediatamente se perceberem que há alguém – ciclista ou não – adotando esta prática irregular. Caso a pessoa se recuse a interromper a imprudência, o funcionário deve acionar a Polícia Militar (PM). Porém, a BHTrans admite que algumas empresas não impõem a medida aos motoristas de forma adequada. O órgão acrescenta que o desvio é mais comum em bairros em que há longos corredores de trânsito.
De acordo com o tenente-coronel da Polícia Militar Ricardo Calixto, a prática é “muito perigosa, letal”. Ele explica que a primeira medida dos policiais ao se deparar com este tipo de situação é alertar o condutor. “A nossa responsabilidade é preservar a integridade física e intelectual, principalmente de crianças e adolescentes”, afirma. Para o tenente-coronel, a atenção dos motoristas é fundamental, até mesmo para se resguardarem de processos em casos de acidentes graves. O passo seguinte da PM é orientar os praticantes quanto ao perigo. Porém, caso as orientações não sejam respeitadas, menores podem ser acolhidos pelos policiais e encaminhados até os pais ou responsáveis.
Fonte: http://www.em.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.