"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

sexta-feira, abril 23, 2010

Aviso: Greve no Ceip.



Por volta das 05:30 hs éramos acordados pelos capatazes batendo em nossas costas, com chicotes, paus ou com os próprios pés dando fortes chutes. Saímos correndo da senzala com sono, fome, sede e muito frio. Eramos levados para plantação de café, ficávamos horas em pé debaixo do sol, sem parar um momento se quer, se caso isto acontecesse, sentíamos um forte impacto de mão aberta acertando o ouvido e por um bom tempo não ouvíamos mais nada a não ser um zumbido grave e continuo.
Não sei por que todo isto estava acontecendo comigo, nasci livre em uma terra grande e linda perto do mar. Na manhã de um dia comum vi meus pais, meus cinco irmãos e eu serem arrancados de nossa casa e levados amarados ate a praia, onde fomos colocados em um grande navio. Três meses depois, somente eu e dois irmãos sobrevivemos à viagem.
No porto de outro país não entendia nada do que era falado, mas descobri que agora em diante era um Escravo. Meus irmãos foram comprados por um homem branco para trabalhar na mineração de diamantes, fui levado para uma fazenda de café...”
Esta historia relata um pouco da escravidão no Brasil. O sofrimento impostos a nossos pais, (sim nossos pais porque nos Brasileiros somos filhos de homens e mulheres que foram escravos neste País) esta repetindo novamente aqui. No setor privado vemos o capital como o ser principal nas relações de trabalho. A mulher é simplesmente considerada como objeto para atender a favores dos chefes ou patrão e não importam quais sejam. As maquinas e ferramentas têm mais valor que o profissional, o lucro tem que ser conseguido a qualquer preço.
E no Estado não é diferente. Vemos a mentira reinar para encobrir erros e desrespeito a lei. E isto é, infelizmente, flagrante nas Unidades socioeducativas. O Agente (que é o escravo de hoje) se tornou meramente uma peça descartável em todo o ambiente socioeducativo, qualquer coisa que ele vai reivindicar, para melhoria das condições de trabalho, logo alguém (o capataz do sistema) vem dizer: “não faça isto por que você vai ter seu contrato rescindido ou vamos abrir um processo administrativo”. Vemos como dirigentes públicos (com mentalidade escravagista) usam a burocracia para justificar injustiças. Nas unidades socioeducativas tem-se a clara falta de equipamentos de proteção para os Servidores, falta de Agentes para escolta, falta de segurança nas muralhas, falta de geradores de energia e a resposta vinda da Secretaria é que estamos em crise econômica e não podemos “estourar o orçamento para este ano”. E o mais grave é que esta foi à mesma resposta do ano passado.
O Agente tem direito a associação sindical, a fazer greve, a filiação a partidos políticos, tem direito de estudar, a gratificação de local de trabalho, a identificação funcional, a um salário digno, vale-transporte, vale-alimentação, a local de trabalho seguro assim como a qualquer ser humano tem direito de ser livre, mas não é isto que vivenciamos. Cremos que muitos administradores comissionados da Secretaria pensa que herdou o chicote dos capatazes da fazenda e que pode fazer o que bem quer com os Agente de Segurança Socioeducativo. Nós aprendemos com a historia e que com a união derrotaremos os corruptos os tiramos, não adianta nos ameaçar, temos a lei a nosso favor. Não vamos mais deixar nossos colegas serem alvos de humilhações em nossas Unidades, seja nas Internações, na Dopcad, no CIA/BH, na Semi-liberdade, no CEIP, seja na RMBH ou no interior. A ordem é: deixem-nos trabalhar com dignidade ou greve. Devolvam nosso Vale-alimentação ou greve. Acabem com superlotação ou greve. Parem com ameaças ou greve. Consertem os erros que fizeram e continuam a fazer ou greve.
Não vamos mais tolerar esta situação ou vocês dirigentes sigam a lei e parem com as injustiças ou nós vamos parar. Com Agente não se brinca.
Mensagem postada em 26/12/2009
******************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.