"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

sexta-feira, abril 23, 2010

Diretores predem Agentes



Parece brincadeira as noticias que ouvimos sobre as atitudes que alguns diretores, para não dizer todos, vêm tomando nas Unidades Socio-educativas de Minas, tanto na Capital e região metropolitana bem como no Interior. É incrível como estas pessoas julgam estar acima da lei, melhor acha-se que é a lei. Temos noticias que em varias Unidades, Agentes não podem fazer hora de almoço ou hora de janta, comem em 15 minutos, não podem assentar durante o horário de trabalho, tendo que ficar em pé durante todo o plantão, ou seja, 12 horas (por isto alguns Agentes do Ceip Dom Bosco estam com Izepela, ERISIPELA), não tem direito a tirar duas folgas extras durante o mês e por ai vai.
Convocam os Agentes em suas férias e folgas e dizem que às horas a serviços desta convocação, vão para o banco de horas e que quando tiver condições, eles poderão usar estas horas, só que isto nunca acontece, haja vista que temos Agentes que trabalharam de modo extraordinário na copa de 2006 e hoje a respostas que eles têm por parte da direção é que: “o tempo passou e não tem como ver isto, sinto muito”. As reuniões entre os Agentes e direção são somente para cobrar uma postura “profissional” porem como o Agente pode intervir pedagogicamente quando um pessoa de 1,80cm com 17 anos de idade, armado com um chuço parte para cima dele? Como o Agente poderá se defender sendo que ele tem somente a camisa verde? E a parte elétrica das Unidades com fios expostos? E a falta de supremacia de força quando transitamos com os Infratores para as atividades e principalmente nas escoltas externas? O que dizer das muralhas totalmente desprotegidas? E algo ainda mais trágico é o sarcasmo dos Diretores, eles dizem de uma forma natural: Quem não está satisfeito com o trabalho procure outro emprego. Eles querem profissionalismo dos Agentes, mas agem longe disto, agem como papagaios repetindo os que os seus superiores mandam e estes são políticos que não sabe nada de socioeducativo.
Há diretores que pensam que podem fazer do Agente o que quiser e que para eles não dá nada, mas isto não é assim. Qualquer individuo que posssui cargo ou função publica está, totalmente, sujeito as normas legais, eles não podem fazer nada fora da lei. O Agente de Segurança Socioeducativo tem suas atribuições instituídas por lei, e para ser mais preciso é a lei 15.302 de 2004 do Estado de Minas Gerais e não tem esta de mandar o Agente enfrentar bandido armado usando somente o peito aberto. O Agente não tem que ficar dirigindo carros oficiais (aqui abrimos um parêntese: você Agente que deu seu nome para a direção para ser motorista, você esta fazendo uma atividade fora do que reza nas atribuições dos Agentes, se por acaso acontecer um acidente quando estiver dirigindo, você terá que pagar o conserto de todos os carros envolvidos e terá que responder um processo por este ato irregular, sai fora desta o mais rápido possível,você não é obrigado a fazer aquilo que esta em desacordo com a lei). Os diretores não podem mandar os Agentes “pagar” medicação, isto é atribuição dos servidores da área de saúde, se um adolescente tomar um medicamento, dado por um Agente e este vem a ter uma complicação medica, este Agente também sofrerá um processo por estar realizando algo fora de sua atribuição.
Neste momento é necessária a união de todos os Agentes de Minas Gerais, pois nossa situação como socioeducadores esta sendo comprometida por pessoas com nenhuma visão de futuro. Se continuar desta forma nos Agentes vamos ter que pagar para estar trabalhando, nos estaremos como os diretores querem, estaremos piores que presos por ter baixos salários e péssimas condições de trabalho.Não deixe os diretores prender você com mentiras e pressão,como estão fazendo a anos e anos, a lei esta a favor dos Agentes.
Agora vamos transcrever a noticias sobre a luta dos companheiros Agentes de Santa Cataria e gostaríamos que refletissem sobre as conquistas alcançadas por eles:

Greve dos agentes é suspensa

FLORIANÓPOLIS -
Depois de um dia parados, os agentes prisionais retornaram ao trabalho após a aprovação do Plano de Carreira e do reajuste salarial. Com a medida, a Assembleia Legislativa beneficiou 2 mil servidores. Os salários passam de R$ 1.038,00 a R$1.820,89, mais gratificações.

O plano ainda teve duas emendas. A primeira assegura porte de arma para agentes penitenciários como forma de proteção. A segunda, porte de arma para os agentes de segurança socioeducativos fora das unidades. A tramitação ocorreu rápido, sendo aprovada de manhã pela Comissão de Finanças e Tributação e indo para a pauta da Assembléia à tarde, onde foi aprovada por unanimidade.

Segundo o sindicato da categoria, agentes de unidades de Florianópolis, São Pedro de Alcântara, Tijucas, Balneário Camboriú, Itajaí, Joinville, Rio do Sul e Blumenau pararam ontem. A Secretaria da Justiça e Cidadania não pontuou onde houve o protesto, mas afirmou que os agentes logo voltaram ao trabalho.

Fonte:http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,784,2721942,13552
Mensagem postada em 04/01/2010
******************************************

Um comentário:

  1. Quéro parabenizar a todos os agentes socio educativos,pois somos todos heróis .Sou agente em sp e aqui somos ameaçados constantemente na rua ,no supermercado e inclusive mataram um coordenador em sp sem nem um direito de defesa. precisamos nos defender estamos sendo entregue e caindo como moscas.

    ResponderExcluir

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.