"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

terça-feira, abril 27, 2010

Sentimento de um Agente socioeducativo


Quanta luta pra chegarmos até aqui. Foram 6(seis) fases, acho que nem a NASA exige tanto. Cada um teve suas dificuldades, e quanta dificuldade. Quem mora no interior então, vixe. Tivemos que ir a Belo Horizonte, gastar com estadia, alimentação e outras coisas mais. Então o dia esperado chegou, tomamos posse. Que bom será ser um socioeducador, palavra até bonita de ser pronunciada.
Depois que começamos a trabalhar vimos que as coisas não eram “tão bem assim” como se dizia no curso de formação. Preparamos para trabalhar com adolescentes, mas esquecemos que adolescente para a lei é aquele que tem 12 a 18 anos apenas e sabemos que o conceito de adolescência é muito mais amplo. A realidade é que lidamos com pessoas já quase formadas, quase homens. A maioria já são pais, já moravam com uma companheira, alguns são chefes de tráfico e já não tem tanto “conserto” assim, mas temos que acreditar que eles mudarão, afinal somos Agentes socioeducativos e como ouvi um dia “quem não acredita nessa mudança está no lugar errado”, então temos que acreditar, não é?
A realidade (pelo ao menos a que trabalho) é que quase ninguém acredita nessa tal socioeducação, nem os próprios técnicos da Unidade, mas não por que estão na profissão errada, mas sim pelo fato de como as coisas estão acontecendo e ninguém tem a coragem de falar. Trabalhamos com o quadro reduzido de Agentes e a tal “supremacia de força” é um sonho muito distante. Para piorar a situação, dos Agentes concursados 2(dois) já saíram, só para termos uma idéia como são as coisas. Infelizmente já não temos mais nenhum respeito dos adolescente (e nem sei se já tivemos), muitos praticamente mandam. O fato de ainda não termos nenhum tumulto maior ou rebelião é que as coisas estão sendo levadas “a banho Maria”, isso evita rebelião, mas acaba com a saúde mental e física dos “pobres” Agentes que tem de suportar gritaria e falta de respeito o dia inteiro, e quando adoecemos ainda somos criticados por próprios colegas dizendo “lá vem mais um atestado”. É claro que o número de atestados tem que aumentar, pois se ninguém está satisfeito e não tem coragem de verbalizar sua insatisfação, seja por medo ou covardia, as doenças vão aparecer mesmo, e acho que ainda estão aparecendo poucas pelo nível de strees a que estamos submetidos.
Se formos elencar todos os problemas que existem, acho que gastaríamos muitas páginas, teríamos que falar de estrutura física, dos direitos a nós ainda negados enquanto Agentes, da direção, e outros mais. Vamos deixar isso para outro momento, se não vai ficará chato tanta reclamação. Essa reflexão é só para termos idéia de como anda a realidade em alguns centros que muitas vezes é “maquiada” por números estatísticos que não falam do cotidiano e só servem para elevar a poucos. E também é para que possamos nos unir e nos ajudar para que nossa classe possa desempenhar seu serviço de forma que possa haver a socioeducação.

Assinado por: Um Agente do CSESCO da cidade Teófilo Otoni/MG.
_____________________________________________

5 comentários:

  1. Um Agente do CSESCO da cidade Teófilo Otoni/MG kkkkkkkkkkkk Muito bom!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Senhores Agentes a PL 7335, sobre nosso porte de arma ja está tramitando na Camara, esta é a nossa oportunidade de conseguirmos pois é periodo eleitoral vamos unir nossas forças em todo o Brasil, informe aos Agentes de do Brasil para apoiarem o deputado Marcio França de SP.
    Aqui em Sergipe ja conseguimos o apoio do Deputado Valadares Filho do (PSB-SE), agora vamos agregar mais apoio pelo resto do Brasil essa é nossa chance não vamos perde-la.
    Provavelmente estarei indo até Brasilia no prximo dia 30, pedir apoio na Camara, será muito valioso a presença de outros Agentes. Só em SP são doze mil servidores das medidas, ou seja doze mil familias votando em quem nos apoia não é? valeu!! um abraço a todos vamos aguardar e acompanhar a PL 7335, para ver se dessa vez sai.

    at
    Eziel Oliveira
    pres.SINDASE
    (79) 9813-1323/9145-3322

    ResponderExcluir
  3. Senhores esta dando certo, hoje no final da tarde recebi um email do acessor do Deputado Paulinho da Força Sindical(PDT-SP), acusando recebimento, segundo o qual não não fará objeção na PL 7335. No inicio do ano estive com o Deputado em João Pessoa e na oportunidade solicitei apoio nesse objetivo.E para nossa sorte o presidente da CSSF é o Deputado Vieira da Cunha (PDT-RS).
    Vamos torcer e pedir apoio aos outros deputados.

    at
    Eziel Oliveira
    pres.SINDASE
    Sind.Agentes de Seg.Socioeducativo de Seripe
    ezielagente@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. vamos lá que a hora é essa, ou será preciso que mais alguns agentes socioeducativos do nosso país sejam asassinados, como os nossos companheiros, será que as nossas vidas não valem nada!

    ResponderExcluir
  5. Companheiros os agentes socioeducativos da unidade santa terezinha, estão vivendo uma verdadeira ditadura ser quer estão tendo o direito de adoecer , estão sendo reprimidos pela direção do centro;não contado que os contratados assinam ocorrêcia por este fato, isso quando são informados que estão anexando o documento em suas pastas não repeitam folga e ferias de funcionarios se que o descanço apos o trabalho com ligações para suas residencias para comparecer a unidade com pena de punição caso não compareçam.Quando vamos ter nossos direitos respeitados por estes gestores.

    ResponderExcluir

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.