"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

sábado, maio 08, 2010

Termina rebelião na Unis, em Cariacica/ES.


Após 5 horas e 30 minutos rebelados, os internos da Unidade de Integração social (Unis), localizada em Cariacica, decidiram, após negiações, acabar com a revolta. Foram momentos de muita tensão desde as 16h30, iníco do motim, até o final da rebelião, às 22h. O prédio da Unis ficou completamente cercado por 100 Policiais do Batalhão de Missões Especiais (BME). A polícia não precisou invadir a unidade para por fim à rebelião.Aproximadamente 133 menores infratores participaram do quebra-quebra na unidade. Pelo menos dois agentes sócio-educativos foram feitos reféns, segundo informações da polícia. Um deles chegou a ser enrolado em um colchão e espancado pelos infratores.Segundo o tenente Pablo, a unidade é composta por duas galerias e em cada uma delas havia um refém em cima do prédio com os infratores. De acordo com o militar, bombas de gás lacrimogênio foram usadas para dispersar os jovens que por alguns momentos aparentaram querer atear fogo no refém que se encontrava no prédio da galeria A.Já o outro agente não sofreu agressões físicas. No entanto, um dos rebelados que segurava o refém teria queimando a perna do agente penitenciário com um fio de eletricidade. Mas a informação não foi confirmada pela assessoria do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases).A telefonista Rita de Jesus Silva, 35 anos, acompanhou tensa a rebelião. Ela é irmã do agente penitenciário Paulo de Jesus Silva, de 38 anos, que trabalha no complexo há cerca de um mês. "Minha mão gelou ao vê-lo refém". O nome do outro refém não foi informado. Os dois foram liberados no final da noite pelos infratores. Os adolescentes atearam fogo em colchões no terraço da unidade e as chamas foram alimentadas com outros produtos inflamáveis como madeira e tecidos. Os amotinados estavam bastante inquietos e a todo momento promoviam gritarias e batiam com pedaços de pau na laje onde a maioria dos internos ficou concentrada.A maioria dos internos ficou com os rostos encobertos por camisas na tentativa de camuflar a identidade. Do alto do terraço era possível visualizar uma grande nuvem de fumaça provocada pelo fogo iniciado com o motim. O Corpo de Bombeiros esteve no local, mas não foi precisou intervir, pois não havia a possibilidade das chamas atingirem outros setores da unis.Um policial, que acompanhou o desenrolar da rebelião, contou que o tumulto na Unis começou ainda pela manhã. Por volta das 9h, pelo menos cinco internos teriam fugido da unidade. O plano de fuga envolvia outros menores infratores, mas a direção da unidade conseguiu frustrar que outros menores infratores escapassem do prédio. Foi a partir desse momento que o clima começou a ficar tenso e no meio da tarde, os adolescentes deram início a rebelião.



Fonte: http://www.gazetaonline.globo.com/ 05/05/2010 - 22h36 (Carla Einsfeld - gazeta online).






Palavra dos Administradores: Mais uma rebelião e pais de familia que estão trabalhando, voltaram para casa machucados e provavelmente com problemas psicologicos, sem falarmos daqueles que no momento de conter esta rebelião, sofreram ameaças. Neste inicio de ano já tivemos, no País, dois Agentes mortos e três rebeliões (somente as que foram noticiadas pela imprensa) sem falarmos dos resgates destes bandidos, os motins, as agressões que nunca é conhecido pelo grande público pois isto é coisa que não dá votos.



Nós Agentes de Segurança Socioeducativo de Minas Gerais queremos o porte de arma pois temos familia, temos filhos e filhas e não queremos que eles venham sofrer por falha do sistema.

******************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.