"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

terça-feira, novembro 23, 2010

Opinião sobre a matéria: AGENTES CONTRATADOS SÃO PUNIDOS

Bom... se é o "certo pelo certo", que a justiça seja feita.Tive a oportunidade de ler esse manifesto e não pude deixar de expressar a minha opinião diante dessa grande falácia. Minha intenção não é julgar se as punições das quais o texto fala são devidas ou não, mesmo porque não tenho competência para tamanha pretensão. O que aqui está em jogo não é o julgamento sobre a atitude certa ou errada da punição ter sido aplicada, mas sim os princípios que são utilizados para se receber e publicar informações que são inerentes à toda uma categoria profissional. Será que a credibilidade desse blog pode está sendo ameaçada?Não sei qual a intenção do Sr. Anônimo ao publicar esse texto, principalmente relevando a condição de contratado na manchete, sendo que dentre os “punidos” também estão os efetivos. Soa como as manchetes de jornais semelhantes ao Super, que destorcem as informações em busca de um sensacionalismo barato. Acredito que o autor esteja insatisfeito com o Sistema, ou com a direção da Unidade, ou até mesmo com sua profissão, mas acho que apelar para inverdades é oposto do caminho do sucesso. Nossas insatisfações podem e devem ser expressas, mas de forma justa e embasada. O que podemos pensar de uma história contada por alguém que está no meio da multidão, que se de lá vir uma pedra não se sabe quem a jogou? Como não quero entrar no mérito de certo ou errado sobre as punições, não vou contestar a história que foi contada pelo Sr. sem nome. Mas gostaria de dar oportunidade para que o “certo pelo certo” prevaleça.
Sou lotado na Unidade em questão e acompanho muito bem os fatos que lá ocorrem. Reconheço o valor da antiga diretoria, que junto a nos colaboradores, conseguiram mudar consideravelmente a realidade do CEIP-DB. Mas reconheço também a importância dessa nova gestão no prosseguimento do trabalho desenvolvido. É muito revoltante ver o esforço e a competência dos atuais gestores serem julgadas por uma pessoa que usa de artifícios baixos, como a mentira, para denegri-los. Injustiça é o que não podemos mais tolerar, principalmente em um Blog tão importante como esse. Vejo a atual gestão cada vez mais próxima dos colaboradores. Muitos projetos em parceria com os agentes, a equipe técnica, a saúde e a limpeza já começaram a ser elaborados e muitos procedimentos foram criados e normatizados depois que a nova diretoria assumiu a gestão. Dizer que tudo parece pior é no mínimo estranho. Mais estranho é dizer que os documentos não são assinados pela diretoria, tendo em vista que eu acompanho toda a documentação publicada nos quadros de aviso e nunca vi se quer um documento sem assinar. Não estou dizendo que está tudo perfeito e que não precisamos de melhorias, o sistema Socioeducativo vem de um passado que foi construído nas fôrmas do Código de Menores. A representação social das crianças e adolescentes desfavorecidos economicamente, as políticas públicas, a infra-estrutura dos centros provisórios e internações, o efetivo funcionamento das medidas de meio aberto, são questões que, por incrível que pareça, mesmo depois de vinte anos, ainda estão sendo adequadas ao ECA. Mas o que são 20 anos perto do tempo que o Código de Menores perdurou em nossa legislação? Quando o ECA foi promulgado houve uma mudança no ordenamento das leis, mas agora, nós vivemos e somos parte da mudança real, da prática que se constrói na procura da adequação à lei. Dar ouvidos a um protesto sem fundamentos como esse é um retrocesso e um ataque à democracia, ao direito que nosso povo conquistou de expressarmos livremente nossas opiniões.


São fundamentos do Estado Democrático de Direito:


Art 5° INC IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.


INC IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;Não podemos nos deixar ser contaminados pelo descaso pra com a verdade e a informação que o anonimato proporciona. Precisamos de protestar de forma séria e embasada para progredirmos e não regredirmos achando que algo proveitoso está sendo construído.


Ass. Túlio Melo
Agente de Segurança Socioeducativo
(Conduzido para trabalhos administrativos da Unidade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.