"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

quinta-feira, setembro 20, 2012

Eleição: o trabalho de um vereador




`Vereador deveria ser cargo sem remuneração.  As Câmaras são uma estrutura cara e de pouco retorno para a população`.Juliana Nespoli, 32 anos, professora e moradora da Glória, em Vila VelhaVera Ferraço
vferraco@redegazeta.com.br

A campanha eleitoral já está nas ruas, mas você sabe o que faz um vereador? Ele tem a função constitucional de legislar, propondo leis, e fiscalizar os atos do prefeito e sua equipe. Por isso, não se deixe enganar e cair no "canto da sereia" dos candidatos que prometem demais e que, muitas vezes, até avançam sobre o papel que cabe somente ao prefeito, como asfaltar ruas e construir escolas e postos de saúde.

Não é à toa que os vereadores estão desacreditados. Além de muitos deles aprovarem leis de pouco alcance social e não cumprirem direito o papel de fiscalizar o Executivo, os escândalos envolvendo as Câmaras e o alto custo para se manter os Legislativos municipais contribuem para aumentar o descrédito dos parlamentares.

Especialista em teoria política e professor de ética da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Julio Pompeu ressalta que a competência do município para legislar "é quase nenhuma", o que esvazia o papel do vereador.

Cabe aos municípios legislar sobre poucos tributos, como o IPTU. Além disso, outra atuação importante diz respeito à lei de posturas municipais, que trata da ocupação do solo. "O resto é de competência do Estado ou da União. O que torna esvaziada a função do vereador", explica Pompeu.

O professor destaca ainda que os municípios não têm "autonomia para gerir o básico", como Saúde e Educação, dependendo de repasses da União.

"O vereador ficou limitado como agente político. Ele funciona mais como um despachante de verba pública para determinados grupos. Uma comunidade que quer determinada obra, como asfaltar uma rua, geralmente procura o vereador", diz. Nesse caso, o parlamentar atua como uma espécie de intermediário junto ao prefeito, para que o Poder Executivo busque viabilizar a obra.
Foto: Vereador deveria ser cargo sem remuneração. As Câmaras são uma estrutura cara e de pouco retorno para a população", diz Juliana Nespoli, 32 anos, moradora da Glória, em Vila Velha/Vitor Jubini
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.