"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

sábado, setembro 08, 2012

Venda a menor pode dar prisão

Multa aplicada atualmente não impede infração, admite juíza

NATÁLIA OLIVEIRA


As ações para coibir a ingestão de bebida alcoólica por menores de 18 anos devem ser intensificadas em Belo Horizonte a partir do próximo mês. É o que preveem a Justiça mineira - responsável pela fiscalização atualmente - e a Polícia Militar (PM) do Estado, que pretendem se integrar mais para aumentar a punição a donos de bares, restaurantes e casas noturnas que forneçam bebidas aos menores. Uma reunião entre os dois órgãos na próxima semana deve definir as estratégias para a nova fiscalização.

"Vamos tentar conciliar (a ação das duas esferas) para que a polícia esteja presente em todas as fiscalizações, para que haja também uma punição criminal, já que os policiais podem levar o infrator para a delegacia", afirmou a juíza da Vara Infracional da Infância e do Adolescente e da Juventude de Belo Horizonte, Valéria da Silva Rodrigues. Ela explicou que os comissários podem aplicar apenas multa administrativa, que acabam não coibindo a infração.

A coordenadora do Comissariado da Vara Cível da Infância e da Juventude da Capital, Ângela Maria Xavier Muniz, explicou que atualmente, os estabelecimentos que fornecem bebida alcoólica para menores de 18 anos têm que pagar multas que variam entre três e 20 salários mínimos - de R$ 1.866 a R$ 12.440. A norma é cumprida conforme a Lei 19.981, publicada pelo governador Antonio Anastasia em dezembro de 2011.

Além disso, se a pessoa que ofereceu ou vendeu a bebida alcoólica ao menor for identificada, é levada a uma delegacia. "Se a polícia está presente, existe a possibilidade de o dono do estabelecimento ser preso, o que o fará pensar antes de permitir que um menor beba", disse Valéria. Essa punição está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Segundo o chefe da assessoria de imprensa da PM, major Gilmar Santos, o trabalho conjunto já é feito, mas a corporação pretende montar a estratégia junto com o Judiciário para intensificar a fiscalização. Entretanto, segundo ele, as leis deveriam ser mais rigorosas, já que oferecer bebida a menor não é considerado crime, mas contravenção penal, o que não gera prisão, apenas pena alternativa.

Análise. O especialista em direito penal Rodrigo Ferreira ressalta que a fiscalização em conjunto com a PM é importante para coibir esse tipo de crime. "Muitas vezes o dono de um bar lucra muito com bebida para menores e a punição administrativa não dói no bolso. Dar bebida a um menor deve ser considerado crime", disse.
Foto: Arquivo pessoal/ Em casa. "Ela poderia perder o controle em algumas situações" afirma Kátia, que não deixa a filha Nadine, 15, ingerir bebida alcoólica.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.