"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

quarta-feira, setembro 15, 2010

EUA assumem abertamente a execução de menores infratores

O Direito Internacional proíbe claramente a imposição da pena de morte a menores infratores. Por isso, a Anistia Internacional (AI) lançou, no dia 21 de janeiro, uma campanha global para abolir, até o final de 2005, a punição de menores de 18 anos com a pena de morte. De acordo com a entidade, essa prática infringe leis Internacionais e, principalmente, a Convenção da ONU pelos Direitos da Criança (1989), instrumento de direitos humanos que mais ratificações recebeu em toda a história. Diante de 192 ratificações, o documento só não foi assinado por dois países, EUA e Somália. Hoje, os Estados Unidos é o único país que assume abertamente a execução de menores infratores e que defende seu direito de faze-lo.
No documento da campanha, denominada "Não à Execução de Menores!", a AI registra que, desde 1990, foram documentadas 34 execuções de menores em oito países: China, República Democrática do Congo, Irã, Nigéria, Paquistão, Arábia Saudita, Estados Unidos da América e Iêmen. Desse total de execuções, 19 delas aconteceram nos Estados Unidos, mais do que a soma dos outros sete países juntos e, só no estado do Texas, nesse período, foram registradas 13 execuções. Hoje, a maioria desses países alterou suas leis em relação à imposição da pena capital a menores infratores.
Dos 38 estados estadunidenses, 21 ainda permitem a execução de menores infratores. Em 16 deles, a idade mínima para imposição da pena de morte é de 16 anos e em 5 estados a pena sobe para 17 anos. Atualmente, em todo o país, há cerca de 82 internos nos "corredores da morte" dos Estados Unidos, indiciados por crimes que foram cometidos antes que os infratores completassem 18 anos. Desde a primeira execução de um menor infrator nos Estados Unidos, em 1642, cerca de 365 menores foram executados. Isso equivale a 1,8% do total aproximado de 20.000 execuções no país nesse mesmo período, segundo a organização americana Death Penalty Information Center.
Em relação aos outros países citados pela Anistia Internacional, Iemen, Paquistão e China aboliram essa prática de suas leis. O Parlamento iraniano aprovou, em dezembro de 2003, um projeto de lei que transfere para 18 anos a imposição da pena de morte aos infratores, que aguarda agora a aprovação do Conselho de Guardiães. A República Democrática do Congo acabou com as Cortes Militares Especiais que executaram uma criança em 2000. Não foram registradas execuções na Arábia Saudita desde 1992 e na Nigéria, desde 1997. Nas Filipinas e no Sudão, a pesar de não haver registro de aplicações da pena de morte desde 1990, ainda há crianças infratoras sentenciadas à morte.
A Anistia Internacional considera que a pena capital fere o direito à vida e que é a forma mais extrema de penalidade, cruel, desumana e degradante. A campanha "Não à Execução de Menores!" é um passo a mais na luta para alcançar a abolição total da pena de morte. Mas a organização está otimista quanto ao sucesso desta campanha e também quanto à abolição total da pena capital, mesmo em países conservadores como os Estados Unidos. "Não se pode dizer em que momento terá lugar a abolição, mas ela acontecerá." Disse acreditar Rob Freers, investigador da Anistia Internacional para os EUA, em entrevista concedida ao Canal Solidário de Espanha.
Os pedidos da Campanha
• Que cesse de imediato a execução de menores em todo o mundo;
• A revogação de todas as penas de morte pendentes de execução que tenham sido impostas a menores;
• Que todos os países que ainda aplicam a pena capital garantam que em sua legislação estará excluído seu uso contra menores;
• Que esses países apliquem medidas que garantam que seus tribunais não condenem menores à morte, tais como a apresentação de certidões de nascimento, sempre que haja necessidade. Deve estabelecer-se sistemas de emissão de certidões de nascimento no caso de não existirem, assim como é estipulado pela Convenção pelos Direitos da Criança da ONU, em seu artigo 7.
* Mariana Tamari é estagiária da Adital.
Fonte:http://www.adital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.