"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

terça-feira, dezembro 07, 2010

Socioeducadores do Acre se mobilizam para fundar sindicato


Dulcinéia Azevedo, do jornal A Gazeta
Sáb, 04 de Dezembro de 2010

Atualmente, os profissionais que exercem atividades socieducativas estão ligados ao Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE)

Profissionais que exercem atividades com menores em situação de risco e vulnerabilidade social se mobilizam para fundar a entidade sindical da categoria. Trata-se do Sindicato dos Técnicos e Agentes em Ações Socioeducativas do Estado do Acre (Sintase). À frente do projeto está o jovem professor e contador Betho Calixto, nome já conhecido na sociedade local por liderar um dos grupos mais radicais da política acreana.
Calixto é apontado por muitos como um militante linha dura, conservador, severo nos argumentos e defensor de políticas públicas voltadas às regiões periféricas da cidade, como os famosos pré-vestibulares solidários. “O Sindicato dos Técnicos e Agentes em Ações Socioeducativas vem de encontro aos anseios daqueles que necessitam de um parceiro na luta por melhores condições de trabalho”, observa.
Segundo ele, favorecer o exercício de luta por novos ideais é um principio a ser obedecido por toda entidade. “Afinal, servidor satisfeito é sinônimo de compromisso, lealdade e busca pela excelência. A Necessidade de sermos além de funcionários, grandes orientadores não se deve a uma lei, mas a pedagogia que esta incumbida a cada um enquanto agentes da mudança”, explica.
Atualmente, os profissionais que exercem atividades socieducativas estão ligados ao Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE), autarquia responsável pelas políticas publicas voltadas ao menor em situação de risco social. O ISE é vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento para Segurança Social e possui autonomia administrativa, financeira e patrimonial com o objetivo de humanizar, planejar, coordenar, implementar, articular, supervisionar, fiscalizar e executar as diretrizes da Constituição Federal e o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).
Neste contexto, o Sintase nasce com a responsabilidade de defender perante a sociedade, das autoridades administrativas e judiciárias os interesses gerais da categoria representada. O Sindicato será formado inicialmente por: agentes socioeducativos, assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. Todos com atuação nas diversas unidades e centros de internações espalhadas por todo Estado.
A fundação do Sindicato deve ocorrer ainda este ano. De acordo com Betho, toda a imprensa será convocada para o ato de oficialização. O local e a data ainda não foram definidos pela diretoria provisória, mas alguns nomes já foram cogitados para participar do evento, como o do Governador Binho Marques, do Senador eleito Jorge Viana, do Governador eleito Tião Viana e demais autoridades.
Faz parte dos planos da diretoria provisória, encaminhar documento à equipe de transição do governador eleito Tião Viana (PT). Além de sugestões para o setor, o documento conterá algumas reclamações e denúncias feitas pelos socioeducadores no decorrer de 2010. A maioria está relacionada às condições de trabalho impostas à categoria.
Uma das propostas defendidas pelo Sintase é convocação imediata de pelo menos 100 novos agentes para as unidades de Rio Branco, além das gratificações constitucionais que não estão sendo repassadas pelo atual governo.
“O ano de 2010 pode ser considerado um ano muito especial para os profissionais que trabalham em medidas socioeducativas no Estado do Acre, pois está sendo o ano do nascimento e da efetivação do primeiro sindicato que irá atuar na representação e na defesa destes profissionais”, conclui.
Fonte:http://agazeta.net

Um comentário:

  1. Parabéns companheiros!É preciso estamos organizados para defendermos nossos interesses dentro de um classe que precisa está ciente do desafio que esta profissão oferece.

    ResponderExcluir

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.