"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

quarta-feira, outubro 06, 2010

Agente o que???

Agente o que? Foi assim que 7 (sete) dos 10 (dez) dias do curso de integração de Direitos Humanos começava, pelo menos na sala 16. Curso conceituado, ministrado pelo SENASP em parceria com a SEDS. Mas logo no 1º dia posso dizer que uma classe ficou completamente desmotivada com a integração e o curso. Não pelo conteúdo, mas sim pela decisão de deixar os agentes sócio-educativos separados em uma única sala. Sem contar que na abertura do curso, todas as instituições com um representante na mesa e cadê o representante do sistema sócio-educativo? Um servidor que levantou no meio da multidão e compôs a mesa. Na sala de aula não ficamos completamente excluídos de conhecermos e mostrar nossa realidade pois 4 (quatro) membros do COBOM ( Corpo de Bombeiros Militar – MG) integraram nossa sala voluntariamente.
Quando procuramos saber o motivo da determinação dos AGSS ficarem separados em uma única sala a surpresa foi total. De acordo com palavras do tenente coordenador do curso “determinação da SUASE”.
Agora pergunto: - qual motivo em SUASE? Sendo que o conteúdo que estava sendo ministrado nas outras 5 (cinco) salas era o mesmo ministrado na sala dos agentes sócio-educativos. Nós só não tivemos contato direto em sala de aula com as outras entidades da segurança pública de MG, posso citar todos os órgãos que ali se faziam presente. ( PMMG, COBOM-MG, PC-MG, agentes penitenciários, guarda municipal de Betim, Belo Horizonte e Contagem, Defensoria Pública) acho que não esqueci de ninguém...
Depois de muito pensar só encontro uma solução. Acho que o motivo de DETERMINAR que nós (agentes sócio-educativos) fossemos colocados em sala separada seja o medo de expormos uma realidade que quase ninguém conhece! A fragilidade e falibilidade do sistema sócio-educativo.
Assim, cai por terra todas as tentativas dos agentes de ficarmos reconhecidos dentro da SEDS, uma vez que em um curso de grande proporção como esse fomos de alguma forma excluídos de trocarmos informações e expormos nosso serviço... mas fica aqui um recado à SUASE. INFELIZMENTE dessa vez vocês não conseguiram nos calar. Os agentes que foram ali representar o sistema fez muito bem. Saímos de lá reconhecidos, não por 100% do público presente, mas conseguimos fazer um pouco de barulho e mostrar que também integramos a Secretaria de Estado e Defesa Social do Estado de Minas Gerais. Isso já foi uma grande vitória, agora resta termos apoio integral da SUASE para sermos valorizados!!!!

Rafael Viana - Bacharel em Direito e Agente de Segurança Socioeducativo

3 comentários:

  1. Infelismente, por atitudes como a de hoje é que um representante de classe perde credibilidade. Vejam como exemplo o caso do sindicato de Uberlandia, faltou comunicação, esclarecimentos e todo um trabalho foi por agua abaixo. Não foi diferente o que aconteceu hoje com nossas lideranças sindicais. Esperavamos uma assembleia e tivemos que contentar com simplório recado no blog, durante o dia tivemos de ouvir colegas perguntando, criticando a inoperancia do sindicato, ou ainda fazendo comentarios maldosos tipo: tá vendo, eu sabia que não ia ter nada, que era só coisa de apelo emocional, na hora do vamos ver mesmo cadê o pessoal? Já deram um cala boca neles, etc, etc. Mais uma vez, não deixem perder a credibilidade que vcs estão conquistando. Levem mais a sério e sejam mais consistentes nas decisões. Não deixem pairar duvidas, muito menos insegurança. É o que está transparecendo. Abraços Nelson - Agente socioeducativo CEIP/DB.

    ResponderExcluir
  2. É isto ai galera, parabens pela iniciativa e coragem por começar este sindicato. Já ajudei o sindicato dos empregados dos hospitais de bh e região e vi como é complicado e dificil mobilizar a classe para lutar pelos seus proprio diretos. Lembros como se vosse ontem quando alguns colegas do sistema tentaram criar uma associação e o que aconteceu com eles? foram todos cortados. Vocês efetivos estão de parabens pois era isto que falta para os agentes. Quero pedir desculpas pois não estou ajudando em nada pois estou sem tempo (trabalho e faculdade) mas assim que liberar um tempinho pode contar comigo. Queria tambem mandar um recado para o Canella que é isto ai vai emfrente pois em breve todos seremos recompesados, por que estou falando isto? é que ouvi de uma colega da Unidade de vocês o ceipão que vocês que estão na frente do movimento estão gastando seu proprio dinheiro pagando passagens, xerox, publicações em jornais, telefonemas para brasilia. Olha estou me preparando para o proximo concurso e assim que passar ai tambem vou colocar a cara pois sei que se nós não der a cara nada vai mudar. Aqui na minha Unidade tem gente que esta falando que não vai dar em nada mas são sempre os mesmos puxa-saco, ir ai para conversar com você oferecendo ajuda ou sugestão não faz e fica falando pelos cantos. Eu não estou ajudando em nada, é verdade mas não concordo que estes bocoiós que só sabe descer o pau e não vai ajuda vocês. Canella parabens e em breve estarei lado a lado contigo. Luis

    ResponderExcluir
  3. Com relação ao comentário/denúncia do colega Rafael Miranda,quero deixar aqui o meu manifesto de indignação e repúdio à Suase,tendo em vista a falta de respeito e o preconceito demonstrado aos nossos colegas no curso de direitos humanos.ISTO É UM ABSURDO!!!!
    Estou concluindo um curso de pós-graduação(Especialização em Segurança Pública e Justiça Criminal),pela Fundação João Pinheiro em convênio com o Ministério da Justiça.Na sala de aula havia colegas,inclusive oficiais de alta patente da Polícia Militar,corpo de bombeiros,delegados e agentes da Polícia Civil,Guarda Municipal,Agentes e Técnicos do Prisional,Tribunal de Justiça, sociólogo,jornalista e funcionários do setor administrativo da SEDES.A interação com essas pessoas foi muito "rica" para o processo de aprendizado tendo em vista a troca de conhecimentos e experiências vividas na prática por todos em seu cotidiano.Tal situação poderia ter acontecido também com nossos colegas do curso referido pelo colega Rafael,se a Suase não tivesse se posicionado desta forma.Felizmente, no curso em que eu e outros colegas do Socioeducativo paticipamos,não houve nenhuma tentativa de intervenção "NEGATIVA" por parte da Suase,até porque o nosso ingresso neste curso não dependeu de nenhum favor desta Subsecretaria,e sim do nosso esforço e competência em passar por um criterioso
    processo seletivo.

    Silvio Leandro-Agente de Segurança Socioeducativo,CEIP/DB.

    ResponderExcluir

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.