"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

segunda-feira, outubro 18, 2010

Internos do Pomeri iniciam motim e tentam fuga

ANTONILLE COSTA E MAYARA MICHELSDA REDAÇÃO
Maiores internos do Centro Socioeducativo de Cuiabá, o Complexo Pomeri, no bairro Carumbé, tentaram uma fuga em massa, no inicio da tarde desta quinta-feira (7).
Segundo informações, dois maiores e três menores armados com barras de ferro, conhecidas como "chuços", tentaram fugir pulando o muro.
Policias militares tentaram impedir a fuga com tiros de festim. Equipes de policiais do Presídio de Pascoal Ramos foram acionadas para controlar o movimento no local. Até o momento, ninguém ficou ferido.
Conforme MidiaNews apurou, os internos estão agitados. Um Boletim de Ocorrência será feito dentro do Complexo e os dois maiores foram isolados e poderão ser transferidos.
Procurada pela reportagem, a diretora do Complexo Pomeri, Vilma Cecília, se recusou a dar qualquer tipo de informação.

Tensão


O clima é de tensão entre os funcionários da unidade, que tem medo de falar sobre o assunto, em função do grau de periculosidade dos internos. Uma mãe de um adolescente que pediu para não ser identificada, estava no local no momento em que houve o motim. Ela relatou que foi muitos tiros e muitos policiais para contornar a situação.
Um funcionário que também pediu para não ser identificado, afirmou que a prática é comum dentro do sistema Socioeducativo e que as pessoas têm medo de denunciar.


Agressão a agentes


De acordo com a secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, informou que o motim aconteceu após os agentes orientadores terem encontrado três "chuços" (arma artesanal), na ala de triagem. Em seguida, um adolescente teria solicitado atendimento médico, na tentativa de enganar os agentes.
Ao ser conduzido para ala, outros cinco adolescentes tentaram agredir os agentes orientadores e correram para a ala 01 e subiram para o telhado usando a tela de proteção. Os adolescentes foram transferidos para outras alas para desfazer o grupo e evitar mais transtornos.
Segundo a assessoria de imprensa da Sejusp, a direção da unidade tomou as medidas disciplinares contra os adolescentes, como suspensão de freqüência do pátio livre e redução do horário de visita.
Quanto aos maiores de idade serão tomadas pelo Poder Judiciário após oitiva com o delegado da Delegacia Especializada do Adolescente (Dea).

Fonte:http://www.midianews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.