"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

terça-feira, janeiro 18, 2011

Como funcionam as prisões para menores


Por
Fátima Souza

Introdução

A idéia surgiu em 1976, época da repressão. As crianças abandonadas, as que praticavam pequenos roubos e as que as mães não podiam sustentar, tinham que ter um destino. A presença delas nas ruas, pedindo, roubando, incomodava a burguesia e o governo da ditadura. Era preciso criar um espaço para colocar as crianças e adolescentes, já que pela pouca idade não poderiam ir para a cadeia e conviver com adultos criminosos. Nasce a Febem, a Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor em todo o Brasil.
Desde o início, as unidades desses órgãos são marcada por denúncias de maus tratos e de não servir para recuperar os jovens. Só 14 anos depois – quando a Febem em todo o país era alvo de críticas – é que o país volta de fato seus olhos para o problema e é aprovada a Lei Federal 8069, em 13 de julho de 1990, o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.
Hoje, muitas das Febens mudaram de nome, como é o caso da Fundação Casa em São Paulo, mas os problemas parecem ser os mesmos. Comparando-se, muitas vezes, a situação tão ruins ou piores que as das prisões comuns brasileiras.

Números e tipos de medidas


Segundo a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, havia, no Brasil, em 2007, 37.448 jovens cumprindo medidas sócio-educativas, sendo que 10.451 cumpriam em regime fechado, ou seja, em unidades para menores, privados de liberdade. Em 1996, dez anos antes, este número era de 4.245 menores internos. A maioria dos internos estava lá por terem cometido homicídio, latrocínio e assalto à mão armada, de acordo com o Centro Educacional do Adolescente, da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, a reincidência é de 50% no país.
O custo de cada menor ao Estado era de R$ 2 mil por mês. Há três modalidades de medida sócio-educativa:

* com privação de liberdade, quando ficam internos nas unidades
* semi-liberdade, quando ficam fora das unidades durante o dia e tem que voltar a noite
* liberdade assistida, quando o jovem cumpre parte da pena e sai da unidade em liberdade podendo ir para casa e lá permanecer. Tem que se apresentar uma vez por mês e faz avaliação com psicólogos que acompanham sua vida fora das grades.

O acompanhamento se estende até o término da pena. Se durante a liberdade assistida ele reincidir, volta para as unidades e termina de cumprir a medida sócio-educativa imposta atrás das grades. Em muitos casos, os jovens que estão em semi-liberdade e em liberdade assistida prestam serviços à comunidade, de acordo com o que determina o juiz.São Paulo é o Estado com o maior número de unidades (179) e de internos (22.022). Destes apenas 350 são meninas, o restante são garotos. Dos 22.022 menores de São Paulo, quase 6 mil cumprem medida sócio-educativa internados em regime fechado em 2007. O restante estava em semi-liberdade, liberdade assistida e uma parte – 2325 - prestavam serviços a comunidade.

Foto:Agência Estado / Antiga Febem de São Paulo



Fonte:http://pessoas.hsw.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.