"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

sábado, janeiro 08, 2011

Intimação ou intimidação? Esta é a realidade do São Jerônimo

Nesta semana ficamos estarrecidos com as noticias do Centro de Reeducação São Jerônimo em Belo Horizonte. Vários Agentes de Segurança Socioeducativo foram INTIMADOS, isto mesmo, intimados como se fossem bandidos, pela Direção da Unidade para prestar informações sobre o desligamento de uma chave de energia da quadra.
Cada Agente teve que comparecer a Unidade na Sexta Feira dia 07/01/2011 para ser ouvido e tudo que ele falou foi documentado a fim de fazer parte de um processo administrativo. Os Agentes receberam a intimação constrangidos e humilhados por mais uma ação amadora da direção, pois isto poderia facilmente e profissionalmente ser resolvido com reuniões entre as equipes e o com seus coordenadores. Assim eles contrataram uma advogada e chamaram o Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Socioeducativo do Estado de Minas Gerais para participar de cada oitiva.
Neste dia constatamos um flagrante despreparo da direção no trato com os Agentes. O Relatório de Ocorrência, que é um documento comprobatório sobre as ações de cada Agente e a equipe, não estava presente para ser consultado sobre os fatos ocorridos no dia em questão e observamos e ouvimos dos Agentes que este documento é mal elaborado uma vez que a direção não tem nenhum interesse em verificar quais são os Direitos e benefícios inerentes aos servidores aquela Unidade Socioeducativa.
Constamos que por determinação da direção, há servidores em desvio de função, comprometendo a segurança da Unidade a sua própria segurança e correndo risco contra sua vida. No São Jerônimo há Agentes obrigados a fazer serviços de eletricista, lavar roupas das internas, fazer escoltas sem supremacia de força e sem os equipamentos de proteção individual. Não há uma escala de folgas e não está sendo obedecida a lei que regulamenta a carga horária de 40 horas semanais para os Agentes de Segurança Socioeducativo. Os (as) Agentes são obrigados a ficarem na Unidade até a chegada de todos os Agentes da equipe seguintes mesmos estes já terem seu expediente terminado a mais de duas horas. Algo terrível é a ordem da direção para retirar as folgas de toda a equipe quanto um membro desta por algum motivo tirar uma licença, exemplificando: se um Agente fica doente e fica de licença médica por 10 dias, todos de sua equipe perdem suas folgas. Encontramos relatos de Agentes que a direção faz um tratamento “diferenciado” para algumas acauteladas a ponto de colocar determinadas adolescentes no colo de membros da direção da Unidade, quando estas são chamadas para uma conversa, isto mesmo pegam a “menina” e assenta no colo para ter aquela conversinha.
Depois de ver as atitudes da direção do São Jerônimo ficam umas perguntas no ar: Por que a direção desta Unidade promoveu está humilhação generalizada contra os Agentes, sendo que sem eles esta Unidade não funciona? Qual o verdadeiro motivo para promover a perseguição aos Agentes contratados? Porque ameaça os Agentes efetivos dizendo que “você ainda está e estagio probatório? Tem alguém que quer ser promover com estes processos administrativos, tem alguém querendo ser supervisor (a) ou diretor (a)? Será que já no inicio deste ano os Agentes terão que PARAR o São Jerônimo para ter seus direitos e benefícios respeitados? A direção não está acreditando que os Agentes, que agora estão organizados, podem fazer isto e muito mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.