"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

terça-feira, maio 22, 2012

Ministério Público denuncia servidores por tortura contra adolescentes

 

O Ministério Público do Estado do Pará denunciou quatro servidores públicos, dois policiais militares e dois monitores, por tortura cometida contra cinco adolescentes que cumpriam medida socioeducativa de internação no Centro de Internação Masculina (Ciam) no Jardim Sideral, em Belém. Segundo a denúncia, assinada pelo promotor Franklin Lobato, os adolescentes apanharam dos policiais com barras de ferro, cadeiras, além de serem ameaçados de morte. Além da violência física houve ainda violência psicológica, com os adolescentes sendo obrigados a ficar de “cara contra a parede”.

A sessão de tortura, que aconteceu em um plantão durante a madrugada, teria sido motivada por “richas” anteriores entre adolescentes e monitores, o que configura que a situação de conflito já vinha se arrastando há meses no interior da unidade. Na denúncia há relato que é comum na unidade que monitores e adolescentes se desafiam a brigar entre si.

Ainda segundo as vítimas, após serem torturados, os adolescentes ficaram sangrando e não tiveram direito a nenhum atendimento médico. A informação é contestada pela administração da unidade.

Ainda segundo a denúncia, a violência foi testemunhada por várias pessoas. O MP arrolou 20 testemunhas, a maioria delas servidores da Funcap, órgão no Estado responsável pela execução de medidas no Estado do Pará. A denúncia foi enviada à Justiça no último dia 28.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar

Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.