"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

terça-feira, agosto 14, 2012

Adolescentes fumando maconha nas ruas de Varginha, MG

Menores de 12 anos indicam locais que vendem outros tipos de drogas.
Estudo mostra que 1,5 mil pessoas consomem maconha todos os dias.


Um estudo revelou que cerca de 1,5 milhão de adolescentes e adultos consomem maconha diariamente no país. Em Varginha (MG), meninos de 12 anos foram flagrados pela produção da EPTV Sul de Minas consumindo a droga. Um dos garotos, inclusive, orienta onde é possível encontrar outros tipos de droga, como o crack.

O problema preocupa estudiosos, especialistas e entidades de apoio, como a Associação Brasileira e Comunitária de Prevenção ao Abuso de Drogas (Abraço) em Varginha que ampliou o atendimento para crianças e adolescentes.

A psicanalista responsável, Marianela Fortunato, garante que o motivo da ampliação no atendimento deve-se a procura de familiares de crianças e jovens, que estão em busca de ajuda. “A demanda cresceu e temos um número muito grande de jovens usuários de drogas que não tem para onde serem encaminhados ou acolhidos. Nosso trabalho mostra a estes adolescentes as consequências que o contato com a maconha pode causar, mas o álcool ainda é a porta de acesso aos menores”, diz.


O estudo


Esta realidade é mostrada por meio de um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e aponta que os jovens conhecem a maconha cada vez mais cedo. De janeiro à março deste ano foram ouvidas 4,6 mil pessoas com idade mínima de 4 anos em todos os estados brasileiros.
Ao todo, os pesquisadores percorreram 149 municípios e os adolescentes entrevistados afirmaram ter usado maconha no último ano ou pelo menos uma vez. Os estudos foram iniciados em 2006. Naquela época, a proporção de adolescentes que usavam maconha era um para cada adulto. Hoje é de 1,4.
O que pode ser destacado no estudo é que 62% dos oito milhões de jovens que dizem já terem experimentado maconha afirmam ter conhecido a droga antes dos 18 anos. A pesquisa pontua ainda que 470 mil adolescentes em todo país disseram já ter experimentado a droga alguma vez na vida.
A assistente social Flávia Brito Tana afirma que a adolescência é uma frase de riscos e o fácil acesso às drogas pode ser uma das causas para esta relação precoce dos adolescentes com a maconha.
“A adolescência é uma fase que os menores não aceitam opiniões, acham que sabem de tudo, conhecem novos grupos e a partir daí começa o contato com as drogas”, explica.

Fonte: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/08/flagra-mostra-adolescentes-fumando-maconha-nas-ruas-de-varginha-mg.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.