"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

terça-feira, agosto 21, 2012

Mãe de adolescente morto diz que avisou Fundação Casa sobre fuga

Ela alega que o jovem de 17 anos foi forçado a participar do intento.
O adolescente morreu ao cair do quarto andar do prédio.

A mãe do adolescente que morreu na noite do sábado (18) em uma tentativa de fuga pelo telhado de uma unidade da Fundação Casa no Brás, região central de São Paulo, afirmou que ele havia contado a ela que a fuga aconteceria e que ela relatou o fato a uma funcionária da instituição. O adolescente de 17 anos estava preso desde o começo do mês em razão de uma tentativa de roubo. Ele caiu durante a fuga e morreu.
A mãe relatou que o filho sofreu ameaça para participar da fuga e que seria morto caso se recusasse. "Ele me abraçou e falou que estava com muito medo", diz a mãe, que contou ainda que avisou uma segurança da fundação. "Ela falou: 'quem está no fogo é para se queimar.'"
No início da manhã de domingo (19), a Fundação Casa tinha informado que ninguém tinha ficado ferido e que não havia acontecido rebelião no Centro de Internação Provisória Tocantins, que fica na Rua Piratininga. No entanto, por volta das 11h, em nota, a instituição informou que funcionários foram feitos reféns pelos menores, um ficou ferido, e que o adolescente morreu. Outros cinco conseguiram escapar.
Os menores escaparam logo após uma atividade que acontecia na quadra da unidade. Quando eram levados para os dormitórios, eles renderam os funcionários.

Segundo a instituição, os adolescentes subiram até o teto do centro de internação e saltaram para um imóvel vizinho. Na fuga, o adolescente caiu e morreu.

Uma sindicância foi instaurada pela Fundação Casa para apurar os motivos da fuga. A Polícia Civil vai investigar o caso. A instituição disse que está dando assistência à família do adolescente.
O assistente de direção da Fundação Casa, Eduardo Mendes, afirmou que ainda não existem informações precisas porque a investigação começou na noite do sábado.
Veja na íntegra nota divulgada pela Fundação Casa:

“A Corregedoria Geral da Fundação Casa instaurou uma sindicância para apurar o motivo da fuga de seis adolescentes do centro de internação provisório Tocantins do Brás, na noite de ontem (18 de agosto), por volta das 21horas. Os jovens estavam sendo levados para os dormitórios após uma atividade esportiva. Eles conseguiram render os funcionários e chegar até o teto do centro e empreenderam fuga. Um funcionário ficou ferido e passa bem.
Sobre a morte do adolescente, a Fundação Casa lamenta o ocorrido e está dando total apoio e assistência aos familiares. Na tentativa da fuga o jovem caiu do quarto andar do prédio e veio a falecer. Neste caso da morte, a Corregedoria da Fundação Casa também abriu uma sindicância e a Polícia Civil um inquérito policial.”

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/08/mae-de-adolescente-morto-diz-que-avisou-fundacao-casa-sobre-fuga.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar

Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.