"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

quarta-feira, agosto 15, 2012

Servidores das unidades Prisionais e Socioeducativas terão cursos de capacitação a distância

sectes.jpg
Cursos gratuitos na modalidade de Ensino a Distância (EAD) serão ofertados pelo Governo de Minas, por meio das secretarias de Estado de Defesa Social (Seds), e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), para todos os servidores das unidades Prisionais e Socioeducativas do Estado. A previsão é que as aulas comecem no final deste ano. O Termo de Cooperação Técnica, que possibilita a qualificação e o aperfeiçoamento desses profissionais por meio de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e Telecentros, foi assinado, nesta segunda-feira (13), pelos secretários de Defesa Social, Rômulo Ferraz, e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues.
Pelo acordo, a Seds ficará responsável por planejar e incentivar as ações de educação a distância voltadas aos servidores das unidades prisionais e socioeducativas, além da análise dos resultados. Já a Sectes, além de oferecer os recursos tecnológicos necessários, fará o acompanhamento das atividades nos Centros Vocacionais Tecnológicos e hospedará os cursos a distância cedidos pela Seds no portal www.inclusaodigital.mg.gov.br.
O cronograma para o início das aulas será feito nos próximos dias pelas superintendências de Recursos Humanos da Seds, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas, e de Inovação Social da Sectes. A partir de uma sala montada pela Sectes no 8º andar do Edifício Gerais, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o instrutor designado pela Seds fará apresentação, simultaneamente, por meio videoconferência, dos conteúdos aos servidores do sistema Prisional e Socioeducativo de todas regiões do Estado.
De acordo com o secretário Rômulo Ferraz, a parceria com a Sectes é mais uma ferramenta para lastrear os trabalhos realizados no âmbito das subsecretarias de Administração Prisional e de Atendimento às Medidas Socioeducativas. “Esse instrumento disponibilizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia é mais um caminho pavimentado para que possamos levar adiante as políticas desenvolvidas no Sistema de Defesa Social e que colocaram Minas Gerais num patamar diferenciado em relação aos outros estados”, disse.
Já o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, destacou que a iniciativa irá favorecer os servidores que buscam se qualificar para o mercado de trabalho. “Nossa secretaria, por meio da tecnologia e do desenvolvimento científico, tem como prioridade servir à população. Portanto, essa parceria com a Seds pontua o trabalho em rede do Governo de Minas no esforço de ampliar a área de segurança no Estado”, afirmou o secretário.
Centros Vocacionais Tecnológicos
Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) são centros de excelência voltados para a capacitação tecnológica e profissional, que visam ao aumento do conhecimento, de acordo com a vocação econômica da região. São 84 CVTs e 487 telecentros, somando 571 unidades distribuídas em 360 municípios de Minas. Os centros são equipados com a plataforma de ensino a distância Moodle, um sistema de gestão de aprendizagem à distância que permite criação, utilização e gerenciamento de cursos online. O Estado de Minas Gerais é o 4º maior usuário global da plataforma.
Desde o começo da implantação da rede CVT, em 2004, mais de 700 mil pessoas se formaram pelos cursos de ensino a distância (EAD). Somente em 2011, cerca de 215 mil pessoas receberam certificados, maior número anual desde o início do projeto. Um dos fatores que favoreceu esse índice foi o lançamento de mais 27 cursos EAD pela Sectes em parceria com o Instituto Projeto Vida e Esperança (Prove). As capacitações abrangem as áreas de agricultura e pecuária; cidadania; empreendedorismo; informática; meio ambiente e primeiro emprego. Dessa maneira, as salas de inclusão digital totalizam 45 cursos a distância, com controle de presença e expedição de certificados.
Crédito foto: Osvaldo Afonso/Imprensa MG
Fonte: SEDS
Nota dos administradores do blog: Será mais uma ação de propaganda politica? Vamos esperar para ver se estão falando a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar

Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.