"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

quarta-feira, novembro 30, 2011

Menores fazem rebelião em Centro Socioeducativo do Bairro Horto


A mãe um interno disse que os adolescentes estão insatisfeitos com a direção da unidade, o que pode ter motivado a rebelião.
Luana Cruz -
Andréa Silva -


Uma rebelião de menores apreendidos no Centro Socioeducativo do Bairro Horto, na Região Leste de Belo Horizonte, mobilizou Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM) e agentes da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) na manhã desta quarta-feira. De acordo com Seds, o movimento começou por volta de 8h quando os adolescentes fizeram quatro pessoas reféns durante o início das aulas. Dentro da unidade funciona uma escola estadual e entre os reféns estavam dois professores, dois agentes prisionais. A polícia também informou que um menor ficou sob poder dos rebelados, contabilizando cinco reféns.

Cerca de 30 adolescentes estavam na sala de aula, no pavilhão da escola, quando houve um estouro. Os menores começaram a fazer sinais, trocando informações entre eles por códigos. Os professores perceberam a movimentação e saíram das salas. Os jovens fizeram barricadas no corredor do pavilhão e escolheram os reféns.

A PM foi acionada pra controlar a situação, mas quando chegou ao centro as pessoas que estavam ameaçadas pelos jovens à haviam sido liberadas. A libertação dos reféns aconteceu cerca de 20 minutos depois do início da rebelião. Foram acionados militares do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) e do Batalhão de Eventos da PM (BPE). Representantes da Secretaria de Educação também estivem no local.

A mãe um interno disse que os adolescentes estão insatisfeitos com a direção da unidade. Eles alegam que a diretoria reduziu benefícios como ligações para familiares e a entrada de alimentos (frutas e guloseimas) no Centro Socioeducativo. A insatisfação pode ter motivado a rebelião desta quarta-feira, mas as razões ainda serão apuradas pela Seds. Em nota, a Seds informou que todos os adolescentes foram revistados e a unidade segue sua rotina.

O centro tem capacidade para atender a 58 adolescentes e, segundo a Seds, possui exatamente esse número de apreendidos. A unidade foi inaugurada em setembro deste ano com a expectativa de ampliar o sistema socioeducativo de Minas. O estado tem 20 unidades socioeducativas de internação e internação provisória, totalizando 1.156 vagas. Hoje, mais de 800 adolescentes cumprem medida socioeducativa de internação definitiva, sendo mais de 250 de internação provisória e cerca de 100 estão no regime de semiliberdade.
Fonte: http://www.em.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.