"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

terça-feira, setembro 20, 2011

Mortes de policiais e agentes penitenciários serão tema de audiência



A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza audiência pública no próximo dia 13 de outubro, às 14 horas, com o objetivo de obter esclarecimentos sobre o andamento das investigações sobre assassinatos de agentes de segurança penitenciários, policiais civis e policiais militares, que vêm ocorrendo no Estado. Requerimento nesse sentido, do deputado Sargento Rodrigues (PDT), foi aprovado nesta terça-feira (20/9/11), em reunião da comissão realizada à tarde.

Segundo o autor do requerimento, de 2003 até hoje, em todo o Estado, foram executados 147 servidores da área de segurança, em atividade ou em razão do exercício como policiais civis, militares e bombeiros. "Não podemos admitir que os servidores da segurança pública sejam abatidos e o Estado não dê uma resposta imediata", disse o parlamentar.

Na mesma reunião, a comissão aprovou também um segundo requerimento do deputado pedetista, propondo a realização de outra audiência pública, desta vez para analisar denúncias de abuso de autoridade e assédio moral cometidas pelo diretor do presídio de Sabará (Região Metropolitana de Belo Horizonte), José Romero da Cunha, e seus auxiliares. Esta reunião ainda não tem data marcada.

Outras audiências - Também foram aprovados requerimentos dos deputados Ivair Nogueira e Vanderlei Miranda, ambos do PMDB. O primeiro solicita audiência pública conjunta da Comissão de Direitos Humanos e das Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Saúde, para debater os aspectos da fabricação do cimento no Estado. Já o deputado Vanderlei Miranda solicita audiência pública para obter esclarecimentos sobre denúncias apresentadas contra o conselho diretor da Fundação Cultural de Araxá (Alto Paranaíba).

Requerimentos - A comissão aprovou ainda os seguintes requerimentos dos deputados Durval Ângelo e Paulo Lamac, ambos do PT, em para que sejam encaminhadas a Lakshmi Niwas Mittal, presidente do grupo ArcelorMittal, as notas taquigráficas de reunião da comissão para conhecimento das denúncias feitas, em especial no tocante à atuação em questões envolvendo reflorestamento, propriedade e negociação de terras no Vale do Jequitinhonha, e sobre as acusações contra Rubens Teodoro da Costa, presidente da Acesita Energética até o ano de 2008.

Além desse, foram aprovados mais cinco requerimentos, do deputado Durval Ângelo, em que solicita as seguintes providências:

- sejam encaminhadas à juíza da 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e Juventude de Capelinha, ao Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça e Defesa dos Direitos Humanos e ao corregedor-geral da Polícia Civil as notas taquigráficas da 50ª reunião extraordinária da comissão;

- para encaminhar ao comandante-geral da Polícia Militar e ao chefe da Polícia Civil notas taquigráficas de reunião da comissão e pedido de providências para que intercedam junto ao comandante-geral da Polícia Militar e ao delegado-geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, para que estes considerem a possibilidade de suas respectivas instituições prestarem a proteção e a assistência que se revelam necessárias à denunciante R.P.C. em face de relatos constantes nas notas;

- para encaminhar ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) notas taquigráficas de reunião da comissão, para conhecimento sobre as diversas denúncias feitas contra a ArcelorMittal, em relação à sua atuação em Minas Gerais, em particular no que toca às questões envolvendo reflorestamento, propriedade e negociação de terras no Vale do Jequitinhonha. Requer, ainda, seja informado ao Inmetro que a ArcelorMittal possui a certificação ISO 14001 e que sejam solicitadas informações sobre possíveis providências que podem ser tomadas com relação às situações narradas na reunião;

- para encaminhar à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República o envio de notas taquigráficas citadas e pedido de providências para inclusão do nome da denunciante, R.P.C., no Programa Federal de Assistência a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas;

- para encaminhar ao Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Conselho Nacional de Justiça, responsável pela coordenação do projeto "Programa Justiça ao Jovem", as notas taquigráficas da 43ª reunião extraordinária da comissão e cópias das matérias jornalísticas que abordam críticas feitas ao relatório relativo a Minas Gerais.

Presenças - Deputados Durval Ângelo (PT), presidente, Pompílio Canavez (PT), Sargento Rodrigues (PDT) e Vanderlei Miranda (PMDB).



Fonte: ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.