"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

sábado, setembro 24, 2011

Justiça condena Fundação Casa por prática de torturas contra adolescentes

Instituição e Estado de São Paulo terão que pagar R$ 272,5 mil por danos morais difusos
Acusações de tortura física e psicológica a adolescentes da Fundação Casa (antiga Febem), de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, fizeram a Justiça condenar a instituição e o Estado de São Paulo a pagar R$ 272,5 mil por danos morais difusos. A informação foi confirmada ao R7 pelo promotor da infância e Juventude, Marcelo Predroso Goulart, que moveu a ação.

De acordo com Goulart, entre os meses de julho e setembro de 2003, alguns funcionários da fundação estimulavam rebeliões entre os infratores para depois cometer práticas de tortura.

- Não foram fatos isolados, mas sim uma sequencia de fatos. Era uma política adotada na unidade para contenção dos internos. As práticas eram de vários tipos, como socos, pontapés, chute e violência psicológica.
As práticas aconteceram entre julho e setembro de 2003. Ainda segundo o promotor, o dinheiro da condenação irá para o Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente e será revertido a programas socioeducacionais.

Procurada pela reportagem, a Fundação Casa, em nota, afirmou que não vai se manifestar sobre a decisão da Justiça, mas afirmou que repudia qualquer forma de agressão contra os jovens em medida socioeducativa. De acordo com a instituição, a política da Fundação Casa mudou substantivamente em comparação ao período de 2003: "houve evolução, com a descentralização e individualização do atendimento".
Foto: Adolescentes sofriam práticas de tortura, como socos, pontapés e outras

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.