Frank Wöckel
Cada segunda criança se torna um fumante passivo
na casa paterna. Devido aos enormes riscos à saúde,
isto é uma grave irresponsabilidade
O feto da gestante fumante não recebe oxigênio suficiente e seu peso, por ocasião do nascimento, se reduz em até 10%. Pela falta de oxigênio, podem ocorrer danos cerebrais! Podem ocorrer, ainda, outras conseqüências, tais como: uma alta taxa de mortalidade em recém-nascidos, partos prematuros e desenvolvimento intelectual e emocional deficiente, assim como distúrbios de comportamento. Mas não somente o fato da mãe ser uma fumante ativa ou passiva durante a gravidez pode levar a danos vitalícios, a graves deformações e até à morte da criança antes ou após o parto. O sêmen de um homem viciado em nicotina já é suficiente para provocar um aborto, danos hereditários e levar a um índice maior de câncer infantil. Até mesmo a infertilidade feminina pode ser conseqüência do tabagismo.
Em países do terceiro mundo, as despesas com o tabaco nas famílias de baixa renda se fazem em detrimento da nutrição infantil. Segundo uma estimativa (ver fonte abaixo), 500.000 crianças morrem anualmente de inanição, porque seus pais são levados a fumar.
Fumantes, assim como os fabricantes e comerciantes desta droga de extermínio em massa, são responsáveis por crianças doentes, deformadas, com danos cerebrais e subnutridas.
Várias vezes gestantes e mulheres com crianças me contaram o quanto sofriam ao serem expostas com tanta freqüência à fumaça do cigarro. Há crianças que, ao serem perguntadas o que desejam para seu aniversário, manifestam o desejo de viver sem a tara do fumo.
Principalmente em consideração às crianças, é uma irresponsabilidade continuar legitimando o fumo pelos seguintes motivos:
* devido a possíveis danos hereditários por meio do esperma do tabagista;
* devido a danos causados ao feto pelo fumo ativo ou passivo da gestante;
* devido a danos causados à saúde da criança por inalação direta da fumaça do tabaco.
Pelo hábito de fumar em público, cria-se na juventude a impressão de algo normal e inofensivo."Se realmente fosse algo tão nocivo, com certeza o Estado já o teria proibido", pensa a criança.
Portanto, a barreira que leva a este vício é bem menor.
A propaganda enganosa do tabaco atua na criança (e não somente nela) em um nível que, de modo geral, não pode ser notada.
Na realidade, o consumo de cigarro só tem efeitos maléficos ao bem-estar da sociedade — destruição da natureza em função da plantação do tabaco, danos catastróficos à saúde, incêndios devido às pontas de cigarro desprezadas, divisão da sociedade em fumantes e não-fumantes.
A propaganda do tabaco refere-se, em tom sigiloso, à documentação estratégica da indústria do tabaco e que é dirigida diretamente ao público infantil e juvenil. Chamo a isto de sedução de menores ao consumo de drogas! É inacreditável que este tipo de delito contra crianças conte com a anuência do Estado!
_____
Fonte: "Study: Smoking by adults kills hundreds of kids" Boston Herald
"Rauchen vor Kindern ist ein Mordversuch, da jeder die Folgen kennt" (Fumar na presença de crianças é uma tentativa de assassinato, pois todos conhecem as conseqüências)
Dr. Max Daunderer em Klinische Toxikologie
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.