"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

sábado, fevereiro 19, 2011

Adolescente é espancado e morre dentro da Dopcad

INVESTIGAÇÃO. A SUASE DECLAROU QUE UM PROCEDIMENTO INTERNO ESTÁ APURANDO OS FATOS.

Um adolescente de 14 anos morreu na madrugada da última sexta-feira, dia 11, dentro da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e Adolescentes (Dopcad), em Contagem. Na quinta-feira (10) o adolescente foi apreendido no bairro Eldorado após roubar um celular de outro adolescente e, em seguida, foi levado para a Dopcad. Segundo a Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase), o corpo apresentava sinais de estrangulamento e outros dois adolescentes, de 16 e 14 anos, assumiram a autoria do crime. De acordo com a Suase, os autores já foram ouvidos pelo delegado e encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH). A Suase também informou que já instaurou procedimento interno para apurar os fatos. Segundo irmã do adolescente Israel Pedro Tibúrcio, Tâmara Cristina Tibúrcio de Carvalho, de 20 anos, a família recebeu a notícia por volta da uma hora da manhã da sexta-feira. Tâmara também relata que, segundo o laudo do IML, o motivo da morte é indeterminado e que, por isso, ela não está acreditando na versão de que seu irmão foi enforcado, uma vez que Israel sempre foi um menino muito tranquilo. O corpo do adolescente foi sepultado na manhã de sábado, dia 12, no cemitério Nossa Senhora da Glória, em Contagem. Durante o sepultamento, a irmã Tâmara disse que os sinais de espancamento eram graves. "Ele quebrou o maxilar e também quebrou a mão. Minha mãe chegou a ver que ele estava sem orelha", disse. Tâmara ainda declarou que vai levar à Justiça as fotos do irmão, juntamente com todo o inquérito para a apuração dos fatos.


SINDICATO COBRA MELHORIAS


Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos dos Sistema Socioeducutivo de MG, Alexandre Canella, os agentes de segurança do sistema socioeducativo do Estado trabalham em condições precárias. "Não há equipamentos básicos de segurança como coletes a prova de balas. Falta de locais próprios para alimentação dos acautelados", relata.

De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), "todas as unidades oferecem condições de acautelamento que seguem os padrões exigidos pela legislação nacional e tem espaços e equipamentos, exigidos por lei, para o desenvolvimento do trabalho socioeducativo". Sobre a morte dentro do Dopcad, a Seds diz que punirá os responsáveis.


FOTO: ELIAS RAMOS/PMC/ Sepultamento. Israel Pedro Tibúrcio foi enterrado no último sábado, dia 12, no Cemitério Nossa Senhora da Glória, em Contagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.