"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

terça-feira, fevereiro 01, 2011

Estado apura as denúncias contra menores em Ceip

Fernando Zuba e Clarissa Carvalhaes
A Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) informou que desconhece a ocorrência das 30 mortes de adolescentes infratores sob a responsabilidade do poder público em Minas.
A Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) informou que desconhece a ocorrência das 30 mortes de adolescentes infratores sob a responsabilidade do poder público em Minas Gerais. Mas afirmou que fará um levantamento dos últimos quatro anos em unidades prisionais e cadeias junto ao sistema prisional e à Polícia Civil. A Suase alegou que o número apresentado pelo Ministério Público será apurado e divulgado.

Já a Seds contestou o levantamento realizado pela Rede Nacional de Defesa do Adolescente em Conflito com a Lei (Renade). O diagnóstico colocou Minas no topo do ranking ao identificar a existência de 208 adolescentes privados de liberdade em unidades prisionais em todo o Estado. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão de controle externo do Poder Judiciário, também realizou, em 2010, uma fiscalização em 13 Estados e constatou a existência de 220 adolescentes detidos irregularmente em presídios de Minas Gerais.

Para a secretaria, os números são imprecisos, uma vez que a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, ao divulgar o diagnóstico, não levou em consideração que o estudo não foi realizado em todos os estados. Porém, admitiu que, em 2010, 208 adolescentes se encontravam privados de liberdade em unidades destinadas ao atendimento de adultos.

Sobre essa situação, a Seds explicou que tem "empreendido esforços no intuito de reduzir e sanar a questão". Ainda de acordo com a secretaria, em novo levantamento, realizado no fim do ano passado, esse número de 208 adolescentes mantidos em unidades não especializadas no atendimento socioeducativo havia sido reduzido em cerca de 50%, passando para 105.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.