"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

terça-feira, julho 17, 2012

Menor entra no crime aos 8 anos em Ribeirão Preto

Polícia apreendeu seis menores acusados de furtarem motos; um deles já furta há cinco anos.
Jucimara de Pauda

A Polícia Militar apreendeu seis menores, com idades que variam de 11 a 17 anos, acusados de furtarem motocicletas e revenderem as peças. Um dos menores, hoje com 13 anos, estaria no mundo do crime desde os oito anos.
A prisão ocorreu em uma residência do bairro Ipiranga, zona Norte, onde foram encontradas duas motocicletas parcialmente desmanchadas, 112 trouxinhas de maconha e dinheiro. Os policiais chegaram ao local após denúncia anônima.
Três dos menores fizeram questão de posar para fotografias fazendo o sinal da paz e sorrindo muito, já de dentro da viatura.
Os menores foram levados à DIJU (Delegacia da Infância e da Juventude) onde foi registrado um Boletim de Ocorrência de Ato Infracional. Caberá ao Ministério Público e ao juiz da Vara da Infância e do Adolescente decidir o que acontecerá com o grupo, que pode ser encaminhado à Fundação Casa (ex-Febem).
Para a advogada Ana Paula Vargas Melo, especialista no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), o fato de uma criança cometer atos infracionais reiteradamente demonstra fragilidade no sistema de proteção. "Esta criança deveria ter sido assistida adequadamente assim que foi detectado que ela cometia atos infracionais, mas o sistema falhou", afirma.
Segundo ela, cabe ao poder público criar um sistema de proteção que atenda casos como o deste adolescente e a família dele. A frequência escolar do menino, segundo ela, também deveria ter sido monitorada.
"Também é responsabilidade da sociedade políticas públicas específicas no sentido de proporcionar o acesso à escola, à educação, ao lazer e à cultura. Também é obrigação da sociedade fiscalizar a efetividade destas políticas para que casos como estes não se repitam."
Foto: Weber Sian / A Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.