"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

terça-feira, julho 31, 2012

Três adolescentes conseguem fugir da Usip após rebelião

Em apenas seis dias, esta é a quarta movimentação na unidade.

Após rebelião iniciada por volta das 8h30 da manhã desta quinta-feira, 26, na Unidade Socioeducativa de Internamento Provisória (Usip), três adolescentes das alas 3 e 4 conseguiram fugir. Segundo informações dos agentes socioeducativos, a movimentação começou com uma rebelião dos jovens das alas 3, 4, 5 e 6, que além de quebrarem paredes e arrancarem uma grade, agrediram os funcionários com pedras, pedaços de vidro e outros objetos perfurantes.
De acordo com informações de um dos agentes, que não quis se identificar, os fugitivos poderiam estar escondidos no telhado da unidade. Porém, após uma averiguação foi constatado que os adolescentes fugiram pela parte de trás. “Parte do telhado e do forro estão danificados, e por isso acreditávamos que eles estivessem pela cobertura”, declarou.
Os agentes socioeducativos além de acalmarem os adolescentes que permaneceram na área das alas, fizeram uma vistoria no telhado da unidade. Porém, apesar das buscas nenhum dos adolescentes foi encontrado. A equipe do Grupamento Tático Aéreo (GTA) foi chamada para realizar o patrulhamento e visualizar uma possível movimentação no local.
O vice-presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança e de Medidas Socioeducativas (Sindasse), Sidney Guarany, não estava dentro da Usip no momento da rebelião, mas disse ter recebido informações que a rebelião foi geral e que todas as alas foram danificadas.
Atendimento médico
Pouco tempo após a entrada dos agentes nas alas 5 e 6, um adolescente saiu e foi levado por um agente para a Unidade de Saúde das Medidas Socioeducativas, que fica em frente a Usip. Perguntado se o jovem teria se ferido durante a rebelião, o agente negou e afirmou apenas que ele recebeu atendimento por estar com taquicardia.
Apesar da danificação das alas pelos adolescentes, a informação dos funcionários da unidade é que apenas alguns agentes ficaram feridos, e que nenhum jovem ficou machucado.
Rebeliões frequentes
Segundo o relato dos agentes, esta já é quarta rebelião dos adolescentes em seis dias. “A primeira aconteceu no sábado, a segunda no domingo, e a penúltima foi nesta terça-feira, 24, na qual um adolescente fugiu e outros dois ficaram feridos”.

Fotos: Portal Infonet
Por Monique Garcez e Kátia Susanna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.