"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

quinta-feira, maio 05, 2011

ADOLESCENTES PROMOVEM REBELIãO NO CIA


Esse é o terceiro motim no ano. Durante a confusão dois menores foram feridos por colegas e outros dois foram encaminhados para depoimento na delegacia


TEÓFILO OTONI - Dezenas de homens da Polícia Militar foram acionado para controlar uma rebelião de internos do Centro Sócioeducativo São Cosme (Cesesco), também conhecido por CIA (Centro de Internação de Adolescentes), no bairro São Jacinto. A ação começou na madrugada e terminou na manhã de ontem (22). Até agora não se sabe os motivos que levaram os internos a se rebelarem. Três viaturas da Polícia Militar foram no até o local prestar auxílio nos trabalhos dos militares. Uma equipe da tropa de choque realizou a intervenção.

O DIÁRIO apurou junto aos moradores das proximidades do reformatório que houve muito barulho e confusão durante o motim. Alguns habitantes disseram que não conseguiram dormir durante a noite devido a confusão.


O tenente Joel Almeida informou que dois menores foram feridos levemente por colegas. Outros dois foram levados para a delegacia de Polícia Civil para depoimento. O militar contou que os menores permaneceram no pátio até que a direção contabilizasse os danos provocados no prédio durante a rebelião. “Infelizmente houve uma rebelião pela madrugada envolvendo alguns menores do CIA. Pela manhã outros menores que estavam em outro alojamento tentaram evadir para outros compartimentos. Fomos acionados para dar apoio. Foi feito o recambiamento dos menores para o pátio para verificar os danos causados por eles nos alojamentos. Foram dois menores feridos levemente pelos companheiros e outros dois encaminhados para a delegacia”, completa.


Durante a supervisão dos alojamentos, os internos ficaram sob vigilância dos agentes sócioeducativos da unidade e militares.


Fuga


Na tarde de segunda-feira (21), um adolescente de 16 anos fugiu do Csesco. Segundo informações da polícia, o interno teria pulado o muro de cinco metros de altura e foi flagrado por um vizinho que não quis se identificar. O jovem é acusado de vários crimes na cidade, inclusive de homicídio. Durante toda a noite, a polícia realizou rastreamentos em vários bairros a procura do fugitivo. Segundo a polícia o jovem é responsável por algumas rebeliões no CIA.



Terceira rebelião no ano



Essa é a terceira vez no ano que os adolescentes do CIA promovem rebelião. A última aconteceu no carnaval, quando internos pediam uma liberação para passar o feriado prolongado em casa com os familiares. Na ocasião a Polícia Militar foi novamente acionada e manteve o controle da situação. Naquela oportunidade o juiz da Vara da Infância e Juventude, Geraldo Rodrigues de Oliveira, agiu visando interferir na ação dos adolescentes. Atualmente há 25 internos no Centro Sócioeducativo São Cosme, que aplica medidas sócioeducativas visando recuperar jovens menores de 18 anos de idade que foram presos por cometer atos infracionais. Entre os adolescentes detidos no local a maioria cometeu crimes de tráfico de drogas e homicídio.



Fonte:http://www.portaldiario.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.