"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

domingo, maio 29, 2011

Jornalista fica preso e escreve uma cartilha para detentos

Como viver com dignidade numa prisão

Diferentemente do que muitos podem imaginar, o mundo dentro de uma penitenciária é bastante organizado e com leis em quase todas as áreas. É o que os detentos chamam de "proceder": a cartilha de comportamento, seu código de sobrevivência. Veja alguns dos "artigos".

1. Mantenha-se ocupado:
O tédio é um dos obstáculos psicológicos mais importantes a serem superados. Por isso, tenha sempre alguma ocupação e procure trabalho. É difícil encontrar um, em razão da grande demanda e da pouca oferta. Ler, escrever ou meditar ajuda a manter o tédio mais distante.

2. Evite dívidas:
Não se meta com drogas nem com nenhum tipo de tráfico, como comida ou cigarro. Contrair dívida não é bom: comprou, pagou. Seja com dinheiro, seja com a vida.

3. Seja homem:

Imponha sua masculinidade, para não virar "menina". Não é bem visto ter cabelo comprido ou orelha furada. E é importante manter atitudes reconhecidas como "de homem".

4. Fique na sua:
Não se meta onde não é chamado. Em dia de visita, não fique olhando para os lados. Quando outro preso sobe acompanhado, olhe para a parede e coloque as mãos para trás.

5. Valorize a higiene:
Não deixe cair comida no chão e tome banho todos os dias se quiser tomar café da manhã. Arrume a cela logo ao acordar, respeite horários e lave as mãos antes das refeições.

6. Tenha bom humor:
Saiba contar piadas sem tirar sarro de credos, raças ou de outras pessoas. Não entre para "panelinhas" e, principalmente, não se envolva com guardas nem seja dedo-duro.

Fonte: Humberto Rodirgues, jornalista, ficou preso por uma ano e meio e escreveu o livro Vidas no Carandiru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.