"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

sábado, maio 21, 2011

"Bomba prestes a explodir", diz juiz sobre centros de internação para adolescentes

Da Redação - 16/05/2011

Uma inspeção do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), concluída na última sexta-feira (13/05), revelou que a situação atual dos centros de internação para adolescentes em conflito com a lei é dramática no Estado do Mato Grosso.
O levantamento apontou para problemas como superlotação, instalações inadequadas e insalubres, maus-tratos, sujeira, alimentação de péssima qualidade e desrespeito a direitos básicos, como lazer e educação.


A situação, segundo o juiz José Dantas de Paiva, coordenador da equipe de inspeção é “uma bomba prestes a explodir”. O governo do Estado, no entanto, afirmou que pretende mudar o quadro e implantar um novo modelo para servir de exemplo às outras unidades da federação.


“Vamos ter até o final do ano a primeira unidade totalmente adequada aos parâmetros do Sinase (Sistema Nacional de Medidas Socioeducativas) e ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)", afirmou Lenice Silva dos Santos, superintendente do sistema socioeducativo de Mato Grosso.


O novo centro vai abrigar parte dos internos do Complexo Pomeri e possibilitará que a ala mais antiga, construída há mais de 40 anos, seja demolida. Os demais blocos serão reformados para se adequarem ao ECA.


A unidade está sendo construída em um terreno de três hectares e terá quadra esportiva, piscina e ambulatório, que poderão serão usados também pela comunidade. Para a profissionalização dos adolescentes, o centro, com capacidade para 44 pessoas, terá padaria, lavanderia e oficina, além da educação regular.


Segundo Lenice Santos, o Estado investiu R$ 2,5 milhões e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República R$ 5,5 milhões, na construção da unidade.


Atualmente, 30% dos internos em Cuiabá são do interior. Isso ocorre porque o Estado possui unidades deste tipo apenas na capital, em Rondonópolis e Cáceres. O adolescente em conflito com a lei em localidades distantes é encaminhado para esses três centros. O plano do governo de MT prevê a construção de centros deste tipo em cidades como Sinop, Barra do Garças e Tangará da Serra, e deve ser concluído até 2015. Além disso, o Estado contratou 241 novos agentes orientadores para trabalhar com os adolescentes internados.
Fonte: http://ultimainstancia.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.