"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Adolescentes violentos poderão tornar-se agressores com armas

Alexandra Marques

A violência nas escolas tem aumentado e não se resume a actos de agressão física. São também as humilhações, as cenas de intimidação e de provocação e a exclusão do grupo de colegas. Os rapazes envolvem-se mais neste tipo de situações e, se até aos 13 anos, estes adolescentes são, por norma, provocadores ou vítimas, há o risco de a partir dos 15 anos passarem a agressores, com mais probabilidades de recorrerem ao uso de armas.

É o que revela o estudo feito em 2002, pelo projecto Aventura Social e Saúde, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, a 6131 estudantes do 6.º, 8.º e 10.º anos de todo o país. O documento será a base da alocução que a psicóloga Margarida Matos fará depois de amanhã, em Segóvia (Espanha), no congresso luso-espanhol de docentes, em representação da Associação Nacional de Professores.

Segundo o mesmo inquérito, o pico de envolvimento em actos violentos ocorre aos 13 anos e desde 1998 - ano da elaboração do último estudo - regista-se "um aumento das provocações" e da "frequência de lesões, lutas e uso de armas, embora estes comportamentos se refiram sempre a uma minoria de adolescentes".

Os adolescentes que agridem ou são agredidos - física, verbal ou gestualmente - tendem "a um afastamento em relação à casa, à família e à escola".



Fonte: http://www.jn.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar

Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.