"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

domingo, janeiro 01, 2012

Adolescente reafirma que matou idoso a pauladas para roubar

Welington Sabino, repórter do GD


Na audiência realizada perante o juízo de Poconé (104 Km ao sul de Cuiabá) nesta quinta-feira (15) o adolescente W.X.N,17, reafirmou a autoria do assassinato do aposentado Silvando Joaquim de Souza, 68, morto a pauladas no dia 1º de dezembro. Ele disse que matou para roubar qualquer quantia de dinheiro que encontrasse na casa. Como o menor já está solto por não ter conseguido uma vaga para internação no Centro Socioeducativo de Cuiabá, no Complexo do Pomeri, a Promotoria solicitou que novamente seja encaminhado um pedido de vaga para o menor infrator, porém, dessa vez em qualquer unidade socieducativa do Estado.

Também foi solicitado um estudo psico-social para se descobrir se W.X é portador de algum distúrbio mental, ou sofre de algum trauma psicológico. Isso porque em depoimento ao delegado Rodrigo Bastos e também ao juiz responsável pelo caso, o menor confessou o crime em detalhes, sem mostrar arrependimento. E mesmo após conversar com um defensor antes se ser interrogado nesta quinta-feira, manteve sua versão de que matou o idoso para roubar e não negou a autoria do crime. De acordo com a Polícia Civil, ele matou o idoso e depois roubou os R$ 320 que a vítima havia sacado da aposentadoria

Durante a audiência, a direção do Complexo Socioeducativo de Cáceres foi contata por telefone, mas informou que lá também está superlotado. Agora é preciso esperar a resposta do Sistema Prisional que administra todas as penitenciárias e centros socieducativos. Um novo mandado de apreensão só poderá ser expedido caso, seja expedido um atestado de vaga em qualquer unidade do Estado.

O pai do adolescente também foi ouvido na audiência. Ele relatou que ainda está perplexo com a atitude do filho que não tinha ficha criminal, está concluindo 3º ano do ensino médio sem nunca ter reprovado, tinha namorada e nunca havia apresentado comportamento agressivo. W.X mora há um ano e meio com o pai, a madrasta e dois irmãos ao lado do sítio que vítima cuidava como caseiro. Antes ele morava com a mãe em outra cidade.

Uma nova audiência já foi marcada para o dia 12 de janeiro. À ocasião, serão ouvidas todas as testemunhas que forem apontadas pela Polícia Civil e solicitadas pela Justiça. Espera-se que até lá o laudo psicológico do menor já esteja finalizado para auxiliar na fixação da medida socieducativa para ele cumprir ou então para ser sumetido a tratamentos.

Entenda o caso

Segundo a Polícia Civil, adolescente W.X.N., trabalhava no sítio tirando leite de vacas e resolveu matar o idoso no dia 1º de dezembro com golpes de pedaço de madeira, na cabeça depois de roubar R$ 320, dinheiro da aposentadoria que a vítima havia retirado do banco no dia anterior a sua morte. O crime foi solucionado no dia 6.

Ele morava com os pais ao lado do sítio que vítima cuidava como caseiro e pertence ao seu cunhado. De acordo com o delegado Rodrigo Bastos, o menor foi apreendido, teve o pedido de internação representado e aguardava a decretação da Justiça. Ele vai responder ato infracional de latrocínio (roubo seguido de morte).

Fonte: http://www.gazetadigital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.