"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

sexta-feira, junho 24, 2011

CNJ ‘condena’ socioeducativo de Rondonópolis

por Karolem maio 12, 2011em Mato Grosso


(Danielly Tonin – Diário Regional) – Após inspeção no Centro Socioeducativo de Rondonópolis, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) considerou que a situação na unidade é péssima. Segundo o órgão, os adolescentes, que deveriam estar em locais em condições de promover a inserção social, estão depositados em uma antiga delegacia, sem a infraestrutura necessária. A secretária adjunta de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Vera Araújo, afirmou que as debilidades do sistema socioeducativo em Rondonópolis são uma realidade e que a situação precisa ser mudada.
Conforme o juiz, José Dantas de Paiva, coordenador da inspeção do CNJ que é realizada em Mato Grosso por meio do Programa Justiça ao Jovem, os menores infratores estão sendo mantidos em um local insalubre e sem ventilação. Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), eles deveriam ser acompanhados por psicólogo, assistente social, médico, dentista e pedagogos. Mas as unidades não oferecem condições mínimas para o trabalho dos profissionais. “O adolescente que passa um ano em Rondonópolis não tem como sair melhor”, afirmou.

Para Vera Araujo, o Estado vem trabalhando para mudar a realidade do sistema socioeducativo em Rondonópolis e nas demais unidades de Mato Grosso. “Estamos buscando o fortalecimento da rede, uma união de esforços com a Justiça, o Ministério Público, a polícia e demais órgãos para mudar a situação atual”.

Para Rondonópolis a secretária ressaltou que a alternativa é a construção do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) e de uma unidade provisória com a capacidade para atender 45 adolescentes, além de “chamar para a responsabilidade” os órgãos responsáveis pelas medidas socioeducativas anteriores, para evitar que os adolescentes cometam crimes que necessitem de internação.

ESCALADA NA CRIMINALIDADE – No início deste ano o titular da Delegacia Especializada do Adolescente (DEA), Vladimir Faissal, destacou à reportagem do DIÁRIO que a reincidência entre os menores que cumprem pena socioeducativa em Rondonópolis é bastante alta. Na ocasião, três menores tinham sido apreendidos. Todos haviam passado pelo sistema de internação e voltaram a cometer crimes.

De acordo com o delegado, os números demonstram que o sistema socioeducativo na cidade não funciona, já que o número de internos é bem menor que o de adolescentes autuados por crimes. “Um menor somente pode ser apreendido em caso de flagrante, violência ou grave ameaça à pessoa”, ressaltou. A grande maioria é autuada e cumpre as penas em liberdade, destes, quase todos acabam cometendo crimes mais graves.
Foto:Juiz José Dantas de Paiva, coordenador da inspeção do CNJ/Assessoria


Fonte:http://santapolitica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.