"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

quarta-feira, junho 15, 2011

Rapazes filmam cenas de sexo com adolescente de 14 anos no Maranhão

13/05/2011

A Polícia Civil do Maranhão investiga a divulgação das imagens feitas por um telefone celular em que uma menina de 14 anos aparece fazendo sexo com quatro rapazes. A gravação teria sido feita em um terreno baldio em Paço do Lumiar (MA) no dia 24 de abril. Outros dois jovens aparecem nas filmagens, mas não teriam tido relação com a menina.

O delegado Wang Chao Jen, responsável pelo caso, explicou ao G1 que a adolescente não foi estuprada. “A moça tem 14 anos e fez sexo consensual com os quatro rapazes. O vídeo mostra que ela consentiu. A lei fala em estupro de menores de 14 anos, mas ela tem 14 anos e alguns meses”, disse Jen. “Se ela tivesse menos de 14 anos, não teria discussão, é estupro. Como ela tem mais de 14 anos, mesmo tendo relação com maiores de idade, não é estupro”, afirmou.

Todos os homens que aparecem nas gravações foram identificados pela polícia e devem ser ouvidos na sexta-feira (13) e na segunda-feira (16). Cinco deles são maiores de idade. A polícia aguarda a realização de exame no sexto jovem para que a idade dele seja comprovada.

A família não tem a certidão de nascimento original da adolescente. Segundo o delegado, a certidão que consta no arquivo no cartório teria um erro, então a idade dela foi confirmada após depoimento do pai biológico e da avó materna da garota.

Segundo o delegado, a polícia investigará somente o crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) sobre a divulgação de material pornográfico envolvendo menores. Os próprios rapazes que fizeram sexo com a moça divulgaram a gravação através de telefones celulares.

Jen explicou que a família da adolescente descobriu o fato após ser comunicada pela direção da escola em que ela estuda, na semana passada. “O diretor a chamou para conversar e mostrou que o vídeo estava disseminado por toda a escola. A família procurou o Conselho Tutelar da cidade, que acionou a polícia”, afirmou.

O delegado contou ainda que há dúvidas em relação à sanidade mental da adolescente, que deverá passar por exames com psicólogos forenses. Se o laudo atestar que ela apresenta problemas, então os rapazes poderão responder por estupro de vulnerável.
Lei
O presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ricardo Cabezon, confirmou ao G1 que, pela lei, a jovem não teria sido mesmo estuprada.

“Até é possível aplicar o Eca, mas como uma medida de proteção para a adolescente. Para essa menina parar e se conscientizar, é possível aplicar uma medida protetiva, colocá-la em uma clínica para tratamento psicológico e psiquiátrico”, disse. “Os rapazes até podem responder por divulgar a imagem, mas por estupro não.”
Fonte: Luciana Rossetto Do G1,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.