"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

quinta-feira, junho 23, 2011

CNJ quer conhecer o sistema socioeducativo do Estado

Marcos Lemos/ Especial para o GD


Mato Grosso vai novamente ser alvo de inspeção por parte do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, desta vez para conhecer a internação de adolescentes infratores e como as autoridades judiciárias tratam a questão. Os municípios de, Cuiabá, que acaba englobando Várzea Grande por causa do espaço territorial, Cáceres e Rondonópolis recebem a partir de quinta-feira, 12, uma equipe técnica do Rio Grande do Norte, sendo que os trabalhos são coordenados pelos juízes auxiliares da Presidência do CNJ, Reinando Cintra e Daniel Issler.

Ambos os maistrados pertencem ao Departamento de Monitoramento do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas (DMF/CNJ).

O trabalho atingirá ainda os Estados de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, sendo a que intenção é examinar a internação de adolescentes infratores e ver como anda o trabalho de recuperação e reinserção dos mesmos na sociedade. O Programa Justiça ao Jovem do CNJ, procura definir atuações conjuntas e medidas para impedir que o jovem volte a criminalidade ou mesmo retorne ao consumo das drogas, que é hoje uma das maiores preocupações das autoridades judiciais de todo o Brasil.

Programa ­ Lançado em junho de 2010 com o nome Medida Justa, o projeto já passou por 20 estados. O objetivo é verificar a situação dos processos dos adolescentes que estão em conflito com a lei no Brasil e o cumprimento das medidas socioeducativas em todo o país. Com base no trabalho, são realizados diagnósticos da realidade dos jovens internados e a adequação das medidas às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Nacional de Medidas Socioeducativas (Sinase).

Lideram as equipes do programa magistrados das áreas de execução de medidas socioeducativas e técnicos do Judiciário a exemplo dos assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. O Ministério Público, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil também participam do programa como gestores da execução da medida de internação.
Recentemente o CNJ fez inspeções nas unidades prisionais do país, inclusive em Mato Grosso e os resultados foram os piores possíveis, tanto que o governador Silval Barbosa (PMDB) passou a ter como uma de suas prioridades de governo a construção de presídios produtivos que seriam administrados pela iniciativa privada.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral -TRE/MT, desembargador Rui Ramos, membro da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, defende o endurecimento das autoridades de Mato Grosso com as autoridades da União para que haja um efetivo combate ao narcotráfico nas fronteiras sob pena de não se conseguir debelar a violência em Mato Grosso, que tem em 95% das causas, as drogas. Para Rui Ramos se o Poder Público não cuidar para evitar que os menores infratores voltem a se utilizar das drogas, dificilmente essa luta será vencida pelo aparelho estadual. (Com Assessoria)

Fonte:http://www.gazetadigital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.