"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

domingo, dezembro 18, 2011

Adolescentes quebram ala e ferem agentes no Cenam

A rebelião foi registrada na manhã desta segunda na ala 5

Na manhã desta segunda-feira, 5, quatro internos da ala cinco do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) promoveram um quebra-quebra na unidade. A informação é de agentes de medidas socioeducativas que entraram em contato com a redação do Portal Infonet preocupados com a tentativa de fuga.

De acordo com um agente, que não deseja ser identificado por temer represália, os adolescentes estavam agressivos e atiraram pedras nos agentes que ficaram feridos.

“Três colegas ficaram com ferimentos nas mãos e nos braços. Todo final de ano essa situação acontece porque os adolescentes tentam fugir de qualquer jeito. Infelizmente tememos que a rebelião ocorra em todo centro”, desabafa.

O agente explica que apesar da agressão sofrida, os colegas foram encaminhados para uma unidade hospitalar e passam bem. No mês de outubro o Portal Infonet mostrou que oito adolescentes conseguiram escapar do Cenam pela porta da frente.

Fundação Renascer

De acordo com a diretora-presidente da Fundação Renascer, responsável pela administração do Centro, ao contrário do que afirmou o agente, não houve rebelião. "Foram apenas alguns jovens que tocaram fogo nos colchões e promoveram baderna", declarou Antônia Menezes. A tentativa de motim foi controlada ainda na manhã de hoje, 5.

Na tarde desta segunda-feira, 5, a assessoria de comunicação encaminhou nota a cerca da rebelião. "A respeito do princípio de tumulto ocorrido no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam), durante a manhã desta segunda-feira 05, a Fundação Renascer informa que se tratou de um fato isolado na ala 05, onde havia apenas 03 socioeducandos. No momento 10 agentes de segurança estavam de plantão na unidade, mas não entraram em confronto com os internos, portanto não houve feridos durante o ocorrido. Com a continuidade do tumulto, os adolescentes depredaram a ala causando danos materiais e chegaram a atirar pedras contra os agentes, que permaneciam fora da ala munidos de capacetes, escudos e demais equipamentos de proteção individual. O tumulto foi contornado ainda durante a manhã. A Fundação Renascer esclarece ainda que tumultos semelhantes fazem parte de qualquer unidade socioeducativa e que o período de fim de ano é realmente crítico, pois os socioeducandos, desejando sair da medida de internação, ficam mais exaltados. Nada, porém, que já não seja de conhecimento de todos os profissionais da unidade, que são preparados para lidar com a situação", esclareceu a assessoria.


*A matéria foi alterada às 15h48 para acréscimo das informações da Fundação Renascer.

Por Kátia Susanna

Fonte: http://www.infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.