"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

sábado, dezembro 17, 2011

Fumo passivo leva crianças a faltarem mais na escola

Mal é associado a maior índice de doenças respiratórias e infecção no ouvido

Crianças que vivem em lares onde são expostas ao fumo perdem mais dias de aula do que aquelas que não convivem com o tabaco, revela estudo realizado pelo Massachusetts General Hospital (MGH). Os pesquisadores descobriram que as crianças expostas têm maiores índices de doenças respiratórias que podem ser causadas pelo fumo passivo, e isso faz com que elas faltem mais na escola - a exposição ao cigarro pode ser causa de um quarto a um terço das faltas na escola entre essas crianças. Os resultados foram publicados na edição online do periódico Pediatrics.

No estudo, adultos responsáveis por 3.087 crianças em idade escolar - entre 6 e 11 anos - responderam a um questionário sobre a saúde geral dos pequenos. As perguntas eram: quantas pessoas fumam dentro de casa, quantos dias de aula a criança perdeu devido a doenças ou lesões durante o ano anterior, se a criança teve três ou mais infecções de ouvido durante o ano anterior, se a criança teve resfriado ou doença gastrointestinal nas duas semanas anteriores ao estudo e, por último, se a criança foi diagnosticada com asma e, caso a resposta fosse afirmativa, se ela teve algum ataque de asma recente.

Das crianças pesquisadas, mais de 14% viviam em lares onde pelo menos uma pessoa fuma em casa - dessas, 8% vivia com uma pessoa que fuma e 6% com duas ou mais. Analisando os dados, percebeu-se que os pequenos que contavam com um fumante tinham a média de 1,06 a mais de faltas na escola, enquanto os que tinham dois ou mais, 1,54 faltas a mais do que aquelas que não conviviam com fumantes em casa.

Doenças associadas à exposição ao tabaco - o que inclui infecções de ouvido e resfriados - somaram 24% das causas de faltas entre crianças que convivem com um usuário de cigarro, e 34% naquelas com dois ou mais usuários. A presença de fumantes em casa não aumentou a incidência de doenças gastrointestinais e também não houve associação com o diagnóstico de asma, tampouco com os ataques. Para os pesquisadores, isso se deve ao fato de que o estudo pode ter incluído um número muito baixo de crianças com asma, já que estudos anteriores já indicaram que a exposição ao fumo é um gatilho para a doença.


Cigarro também leva a problemas de aprendizagem nos pequenos

Outro estudo, também publicado na revista Pediatrics, mostrou que crianças que fumam passivamente em suas casas têm mais chances de desenvolver problemas de comportamento e aprendizagem do que aquelas que estão livres da fumaça do cigarro. A análise foi financiada pela Flight Attendants Medical Research Institute, dos Estados Unidos.

A pesquisa utilizou dados de mais de 55 mil crianças de até 12 anos, que fizeram parte da Pesquisa Nacional de Saúde da Criança de 2007. Desse total, cerca de 6% estava exposta ao fumo passivo dentro de casa. Conversando com os pais, foram identificadas aquelas que haviam sido diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e quais recebiam tratamento para esse problema. Informações sobre problemas menos agudos de conduta e desenvolvimento escolar também foram coletadas.

Os resultados mostraram que crianças que fumavam passivamente dentro de casa tinham 50% mais chances de desenvolver problemas de comportamento e aprendizagem. Além disso, a maior parte delas apresentava mais de um problema ligado a essas duas vertentes.

Segundo os pesquisadores, também já foi comprovado que fumar passivamente aumenta as chances de ter problemas respiratórios e nos ouvidos. Mesmo assim, muitos pais ainda não têm consciência dos benefícios que ele pode trazer a sua família fumando apenas fora de sua casa.
Fonte: http://www.minhavida.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.