"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

quinta-feira, agosto 04, 2011

Jovens são a maioria das vítimas de violência em Salvador

Mais de 600 pessoas morreram assassinadas; maioria tem entre 15 e 24 anos

Mais de 600 pessoas morreram assassinadas neste ano em Salvador, capital baiana. São 63 mortes para cada grupo de cem mil habitantes. A maior parte das vítimas é jovem e tem idade entre 15 e 24 anos. Além da idade, as vítimas têm em comum históricos de prisões e pouquíssimo tempo na escola.

A trajetória é quase sempre a mesma: jovens de periferia são seduzidos primeiro pelo consumo de drogas e, em seguida, viram soldados do tráfico. De acordo com Carlos Costa Gomes, especialista em segurança pública, a atração da droga está vinculada à falta de opção e de perspectiva de futuro.

- Ganhar dinheiro com a droga continua sendo uma condição bem mais factível, bem mais próxima do jovem do que se transformar em um operário, num empregado de uma multinacional.

O número de adolescentes, alguns ainda meninos, envolvidos com o tráfico é cada vez maior. Muitos não viram adultos. Por lei, é dever do Estado garantir saúde, alimentação, educação, esporte e lazer aos jovens, como está escrito no Estatuto da Criança e do Adolescente. Mas não é o que acontece na prática.

Edleusa de Souza perdeu o filho Ednilson quando ele tinha 24 anos. Ela conta que o filho começou a cheirar cola com doze anos, fumar maconha com 13 e com 18 começou a usar o crack.

- Sofro, meu coração dói. Dizem que coração não dói, mas o meu dói de saudade e de tristeza. Saudade dele e tristeza por ele ter ido de uma forma tão trágica.

Ednilson foi assassinado a poucos metros de casa, no mesmo bairro onde ele morou a vida inteira, no subúrbio de Salvador. Era uma terça-feira, quando ele foi espancado e baleado duas vezes na cabeça, próximo à linha de um trem.

Edleusa diz que espera que o filho tenha se lembrado dela e dos conselhos quando morreu. E espera agora ser ouvida pelos netos, para que eles possam ter uma vida e um destino diferentes dos do pai.

Fonte:http://noticias.r7.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.