"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

segunda-feira, agosto 15, 2011

Menina de 11 anos, designer, universitários e professor são indiciados por quebra-quebra

Uma menina de 11 anos está entre as centenas de indiciados pelos distúrbios que atingiram a Inglaterra nos últimos dias. A menina - cujo nome não foi divulgado - foi acusada de depredação e tentativa de depredação na cidade de Nottingham, norte da Inglaterra.

Ela se junta a um menino também de 11 anos, acusado de roubar um cesto de lixo em uma loja saqueada no bairro de Romford, em Londres, na lista de 500 indiciados e 1.400 presos pelo quebra-quebra que se espalhou pela Inglaterra.

A idade dos dois chocou o Reino Unido e, à medida que os perfis dos responsáveis pelos ataques começa a surgir, outros fatores começam a surpreender o país.

O comparecimento dos suspeitos a tribunais vem mostrando que os responsáveis pelos saques e pela depredação não foram somente adolescentes desempregados de baixa renda sem valores e sem perspectivas de futuro, como muitos se apressaram a classificar.

Um dos envolvidos nos distúrbios a ser acusado formalmente, por exemplo, foi o professor-assistente de primário Alexis Bailey, de 31 anos, preso em uma loja saqueada de Croydon, no sul de Londres, na noite da segunda-feira (8).

Segundo o especialista em assuntos legais da BBC Clive Coleman, a maioria dos indiciados pelos tribunais britânicos com acusações relacionadas aos distúrbios são homens na faixa de vinte e poucos anos. Mas é nas profissões ou ocupações e alguns dos envolvidos que está a surpresa:

- Entre os acusados na terça-feira havia um designer gráfico, estudantes universitários e de pós-graduação e um homem que havia recém se alistado no Exército.

Segundo ele, muitos dos indiciados alegaram nos tribunais que são pessoas que levavam uma vida tranquila e que têm um bom caráter, mas que simplesmente caíram na tentação de cometer um crime no calor do momento. O advogado de um dos acusados reconheceu que seu cliente cometeu um delito, mas alegou que o fato aconteceu em "um momento de loucura".

Perplexidade

Políticos e acadêmicos reagiram com perplexidade aos distúrbios dos últimos dias. Uma cidade aparentemente tranquila e relativamente segura se incendiou de repente sem que estivesse claro quem estava por trás disso e muito menos por que razão faziam aquilo.

Não parece haver um elemento racial nem político ou econômico na onda de violência que se iniciou na noite de sábado em Tottenham, no norte de Londres, e se espalhou pelo país.

Mais de 1.400 pessoas já foram presas em todo o país nos últimos dias, com mais de 500 indiciamentos. Os acusados estão sujeitos a penas de prisão de até seis meses.
Sem controle

Para John Pitts, professor de direito da Universidade de Bedfordshire, um dos elementos que ajudou a disseminar os saques foi que muita gente "percebeu que podia fazer isso sem controle".

- Quando viram na TV ou seus amigos contaram que isso estava acontecendo, a coisa saiu do controle. Achavam que podiam fazer o que quisessem sem que ninguém fizesse nada para evitar.

Uma jovem de Brixton, no sul de Londres, que falou à BBC confirmou essa visão: "Quando as pessoas viram o que tinha acontecido em Tottenham, viram os roubos nas lojas, todo mundo se excitou e pensou: 'Uau! Coisas grátis!' E pensaram que também podiam fazer a mesma coisa".

A sensação de impunidade foi tanta que em algumas lojas era possível ver os saqueadores provando as roupas antes de levá-las.
Foto:Homem suspeito de ter participado de um motim recente em Londres deixa a Corte de Magistrados no leste de Londres

Fonte:http://noticias.r7.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.