"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

segunda-feira, junho 06, 2011

Menores voltam a cometer crimes

Vi­ni­ci­us Ma­me­de

A mãe que era aten­di­da na sa­la da as­sis­tên­cia so­ci­al, em mes­mo pré­dio da De­le­ga­cia de Po­lí­cia de Apu­ra­ção de Atos In­fra­ci­o­nais (De­pai), pa­re­cia ten­tar trans­fe­rir a res­pon­sa­bi­li­da­de so­bre o fi­lho de 16 anos ao Es­ta­do. A mu­lher ain­da de­nun­ci­a­va o uso cons­tan­te de dro­gas pe­lo ado­les­cen­te – en­tre oi­to e dez pe­dras de crack to­dos os di­as – e as ame­a­ças feitas por ele à fa­mí­lia. Ain­da pro­cu­rou dei­xar bem cla­ro às aten­den­tes que da­vam plan­tão na­que­la sa­la que es­ta­va “la­van­do as mãos”.

“Não pos­so mais fal­tar ao ser­vi­ço pa­ra comparecer às au­diên­cias de­le. Se uma de vo­cês pu­der ir, bem. Se­não, dei­xem que ele vá so­zi­nho”, ale­gou a di­a­ris­ta de pou­co mais de 40 anos. “Ele não es­tu­da e nem quer sa­ber de tra­ba­lhar”, com­ple­tou. O fi­lho de­la, iden­ti­fi­ca­do co­mo Mar­cos – no­me fic­tí­cio –, se­ria en­vi­a­do ao Mi­nis­té­rio Pú­bli­co na­que­la mes­ma sex­ta-fei­ra (8) por con­ta de uma ter­cei­ra in­fra­ção nos úl­ti­mos dois me­­s­es.

Mar­cos faz par­te de uma tris­te es­ta­tís­ti­ca for­mu­la­da pe­la as­sis­ten­te so­ci­al Eu­ni­ce de Sou­sa Sil­va, nos qua­se dez anos de tra­ba­lho co­mo co­or­de­na­do­ra da Equi­pe de As­sis­tên­cia So­ci­al jun­to a De­pai. De acor­do com ela, até 40% dos ado­les­cen­tes in­fra­to­res vol­tam a co­me­ter cri­mes. Nú­me­ros que es­tão ex­plí­ci­tos na es­ta­tís­ti­ca já fi­na­li­za­da de mar­ço, on­de dos 225 ado­les­cen­tes de­ti­dos, 84 eram rein­ci­den­tes. O nú­me­ro referente ao mês de fe­ve­rei­ro tam­bém não fo­ge a re­gra com 79 dos 203 de­ti­dos com ou­tras pas­sa­gens.

Pa­ra a de­le­ga­da ti­tu­lar da De­pai, Na­dir Cor­dei­ro, a rein­ci­dên­cia é ain­da mai­or. De acor­do com ela até 70% dos ado­les­cen­tes in­fra­to­res em Go­i­â­nia vol­tam a trans­gre­dir a lei. Fru­to da in­su­fi­ci­ên­cia de me­di­das só­cio-edu­ca­ti­vas ofe­re­ci­das no Es­ta­do. “Há ape­nas três lo­ca­is on­de os ado­les­cen­tes po­dem ser in­ter­na­dos e que não ofe­re­cem va­gas pa­ra me­ta­de dos que são de­ti­dos nes­sa de­le­ga­cia”, apon­ta. Cer­ca de dois mil ado­les­cen­tes pas­sam anual­men­te por aque­la de­le­ga­cia.
Fonte:http://www.ohoje.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.