"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

quarta-feira, outubro 05, 2011

PERFIL DO TRABALHO FEMININO NO PRESÍDIO

PERFIL DO TRABALHO FEMININO NO PRESÍDIO REGIONAL DE PELOTAS


VARELA, Adriana Batista – Direito - UCPel
Dr. CHIES, Luiz Antônio Bogo (Orientador) - UCPel


INTRODUÇÃO

A pesquisa tem por objetivo compreender a realidade de trabalho das mulheres apenadas do Presídio Regional de Pelotas, bem como as funções que o mesmo vem desempenhando, suas perspectivas, seus objetivos, e como o trabalho influencia em suas vidas.
Estudar as mulheres presas e trabalhadoras não é muito usual pelos profissionais envolvidos com a questão criminal, bem como não é usual a realização destes estudos, sem desvinculá-los do mundo das mulheres e dos preconceitos que as cerceiam. Contribuir para que seja superada essa “invisibilidade” que existe em relação a mulher presa foi o principal motivo que nos incitou ao desenvolvimento desta pesquisa.
Enfatizamos, portanto a concepção de trabalho que se faz presente no cotidiano das apenadas do PRP, e analisarmos suas expectativas de como o trabalho dentro da prisão poderá ser útil fora desta.
Sabemos que a presa, em sua condição de mulher, sofre discriminação por parte da sociedade em geral, o que dificulta mais ainda uma disputa de vaga de trabalho após o cumprimento da pena.
Com base em pesquisa realizada com as apenadas do PRP, direcionamos para uma reflexão sobre as opiniões emitidas, acerca das atividades desenvolvidas no cárcere, suas percepções sobre o papel que desempenham e o que esperam da realidade pós-prisional.
Apenas os presos com melhor comportamento e de menor periculosidade são encaminhados para as frentes de trabalho, tanto para as oficinas como para os PAC’s. De acordo com o administrador do presídio, depois que o trabalho foi implantado, os conflitos carcerários diminuíram em 80%, sendo que a exigência do bom comportamento tem sido fundamental para obtenção do resultado.
O desenvolvimento de atividades durante o encarceramento deve ocupar, o tempo ocioso das detentas, permitindo criar condições de esperança, e de terminar mais cedo o confinamento, melhorando a vida carcerária e ainda, promovendo sua libertação social de tal forma que homens e mulheres presos consigam, apesar da prisão, sentir-se inseridos em uma estrutura de garantias e direitos.
O trabalho prisional não deve constituir, portanto, um agravante da pena, não devendo ser considerado como sofrimento, castigo, ou até mesmo como um instrumento de punição. Deverá ser o meio mais valioso para obter uma re-inserção social da reclusa, diminuindo a distância entre a “prisão e a sociedade”.







METODOLOGIA

A pesquisa procurou abordar o mundo do trabalho prisional feminino no PRP, proporcionando subsídios para chegar ao perfil destas mulheres, identificando características peculiares e relevantes do grupo. Com base na pesquisa, pudemos detalhar os resultados obtidos, onde passamos a apresentar uma análise do perfil desta população alvo, bem como, vem se desenvolvendo o trabalho realizado durante o cumprimento da pena.
Às entrevistadas foram garantidos os sigilos de sua identidade, bem como a possibilidade de não aderirem à pesquisa, caso não quisessem, sendo que das 29 presas, 17 consentiram em participar.
Através da elaboração de um questionário e um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, viabilizou-se a identificação das funções do trabalho antes e durante o cumprimento da pena, bem como as suas expectativas e perspectivas após o encarceramento no sistema prisional.


CONCLUSÃO


Com base em estudo concentrado na população feminina do PRP, a pesquisa apresenta um retrato da realidade prisional das mulheres apenadas, enfatizando especialmente a questão do trabalho dentro da casa prisional.
Atualmente 29 detentas cumprem pena no local, sendo que 76% delas realizam algum tipo de trabalho dentro do cárcere.
A pesquisa procurou apontar que o trabalho prisional constitui em relevante instrumento no processo de ressocialização do apenado, a pesquisa reúne depoimentos de 17 detentas das 29 existentes no presídio, na faixa etária dos 31 aos 40 anos, as quais 88% cumprem pena por envolvimento no tráfico de entorpecentes, e contrariando o preceito de que a marginalização ocorre mais em pessoas da cor negra, sendo 65% das presas são de cor branca.
São oferecidas as detentas atividades de artesanato, costura, serviços gerais, limpeza e cozinha, todos passíveis de remição da pena pelos dias trabalhados.
E quando consideramos o fato de que 53% das entrevistadas realizavam trabalhos domésticos anteriormente, e destas, 80%, não tinha vínculo empregatício devidamente anotado na Carteira de Trabalho, torna mais difícil crer que conseguirão obter melhores colocações no mercado de trabalho, quando ainda, durante o cumprimento da pena, foram limitadas ao exercício apenas desta atividade.
Remição da pena, ocupação de tempo, geração de renda e o hábito de trabalhar são alguns dos motivos que incitam as detentas ao trabalho, sendo constatado ainda que elas cultivam grandes expectativas quando de seu retorno ao convívio social, o que se faz muito positivo, neste processo, que em contraponto, ainda tem se mostrado muito restrito e insuficiente para garantir a possibilidade de boas oportunidades de trabalho, visto que as atividades executadas no cárcere são basicamente artesanais e domésticas.
Mas, ainda assim, é incontestável que o trabalho prisional é fator de extrema importância para uma efetiva ressocialização, além de colaborar para o desenvolvimento de um sistema prisional mais humanizador.
O trabalho prisional ajuda na auto estima das presas e de sua família, oportunizar a elas um trabalho, reflete na redução da ociosidade e da criminalidade, o que torna o índice de reincidência menor, além de possuir um caráter ressocializador da apenada, aumenta a probabilidade de reinserção ao convívio social.
Ansiosas para sair da prisão o mais rápido possível, quase todas as detentas estão dispostas a trabalhar, mesmo sem receber. Na verdade, elas reclamam da falta de maiores oportunidades de trabalho na prisão, porque a atividade que realizam nem sempre será a que realizarão quando conquistarem a liberdade.
O trabalho é bem valorizado pelas detentas e pela administração do PRP que vê com grande sucesso o trabalho realizado, mas ainda assim demonstra a deficiência dos recursos para atender a demanda, de forma a acompanhar o crescimento da população carcerária.
O trabalho das apenadas do PRP, embora seja cercado por aspectos positivos, não corresponde a um aprendizado profissionalizante, como assim deveria ser segundo o previsto na LEP. Ainda é ineficaz para garantir que a apenada possua melhores condições para uma boa colocação de emprego, quando do retorno ao convívio social.
Implantação de projetos e políticas públicas direcionadas aos presos programas destinados a sua recuperação, reeducação e reintegração na sociedade até mesmo em parcerias com empresas, ou trabalhos cooperativos que possibilitassem uma profissionalização, poderia se efetivar oportunidades de melhores condições de trabalho fora do presídio. O trabalho prisional deveria estar fomentado de maneira verdadeiramente efetiva no sistema penitenciário, para que o cumprimento de uma pena não reporte tão somente a uma mera sanção punitiva, mas sim uma oportunidade ressocializadora de fato.
Para finalizar, fazemos nossas as palavras de Olga Espinoza: (2004) que expressa que ... A mulher quer esteja na prisão, quer se encontre inserida no contexto social, foi e continua a ser discriminada. A prisão não passa de uma fotografia da mesma desigualdade retratada no espaço livre...


BIBLIOGRAFIA

ALVIM, R. C. M. O Trabalho penitenciário e os direitos sociais. São Paulo: Atlas, 1991.
BITENCOURT, C. R. Falência da Pena de Prisão: causas e alternativas. 2ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
BRANT, V. C. O trabalho encarcerado. Rio de Janeiro: Forense, 1994.
CHIES, L. A. B. Manual de execução penal: benefícios na execução da pena Privada de Liberdade. Editora da UCPEL: Educat, 1997.
________. Prisão e Estado: A função ideológica da privação de liberdade. Pelotas: Educat, 1997.
________. Privatização penitenciária e Trabalho do Preso. Pelotas: Educat, 2000.
________. ESPINOZA, O. A Mulher encarcerada em face do poder punitivo. São Paulo: IBCCRIM, 2004.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir – Nascimento da Prisão. Petrópolis: Vozes, 2002.
Função.
HASSEN, M. de N. A. O trabalho e os Dias Ensaio antropológico sobre trabalho, crime e prisão. Porto Alegre: Tomo Editorial, 1999.
II Caravana Nacional de Direitos Humanos. Relatório: uma amostra da realidade prisional brasileira – Brasília: Câmara dos Deputados, coordenação de Publicações, 2000.
MAIA NETO, C. F. Direitos humanos do preso: lei de execução penal, Lei n° 7.210/84.- Rio de Janeiro: Forense, 1998.
MATTOS, Renata Soares Bonavides. Direitos dos presidiários e suas violações.- São Paulo: Método Editora, 2001.
REVISTA Transdisciplinar de Ciência Penitenciária. Coordenado pelo grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Penitenciários, UCPEL. (jan.-Dez./2004). Pelotas: Educat.
RIOS, Rodrigo Sánchez, Prisão e trabalho: uma análise comparativa do sistema penitenciário italiano e do sistema brasileiro. Curitiba: champagnat, 1994.
STANIESKI, Nilda Margarete. Educação no Cárcere-Possibilidades e Limites para a inclusão/ Libertação Social do Apenado: Refletindo com o Presídio Regional de Pelotas. Pelotas: UFPel, 2005. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2005.

Consulta virtual: http://www.ufpel.edu.br/cic/2006/arquivos/SA_01765.rtf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.