"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

terça-feira, outubro 18, 2011

Agente leva vida de preso

Homem ameaçado de morte diz que trabalha e dorme em cadeia
JAQUELINE ARAÚJO

jaqueline.araujo@supernoticia.com.br
Em vez de cuidar da segurança de quem está em um presídio, um agente penitenciário, que se recusa a se corromper, está levando uma vida semelhante à de um preso. Há três meses, ele fica 24 horas dentro do presídio de Ibirité, na região metropolitana. Não sai nem mesmo para dormir em casa. O motivo é um só: ameaças de morte e medo. A Secretaria de Estado de Defesa Social vai apurar o caso.

O agente, de 50 anos, que pede para não ter o nome revelado, conta que há 20 anos atua no sistema prisional de Minas, e diz que nunca viveu situação parecida. "Resolvi dormir na unidade após o trabalho por medo de alguém me matar quando estivesse em casa ou voltando para a casa. É como se eu fosse o preso".

O agente diz que as ameaças começaram há mais ou menos seis meses. "Os presos queriam que eu fizesse alguns favores, garantisse privilégios em troca de dinheiro e eu me recusei a fazer isso", afirmou.

O agente não quis detalhar que tipo de favores os presos pedem. "Se eu falar, eles vão me identificar e me matar".

A situação retrata o cenário de insegurança vivido por agentes penitenciários em Minas, segundo o presidente da União Mineira dos Agentes Penitenciários Ronan Rodrigues da Silva. De acordo com ele, somente neste ano, 25 agentes registraram boletim de ocorrência após terem sido ameaçados de morte nas prisões. Desde 2003, segundo ele, 146 funcionários do sistema prisional foram assassinados. Só no último mês, foram três. "Queremos que o Estado garanta mais segurança nas unidades".

Apuração
A Secretaria de Estado de Defesa Social informou que disse que não recebeu denúncia sobre o agente que estaria dormindo no Presídio de Ibirité, mas que irá apurar a situação. Ainda conforme a secretaria , todos os agentes ameaçados recebem proteção policial ou são transferidos de unidade.
Fonte: http://www.otempo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.