"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

quinta-feira, outubro 13, 2011

Via Justiça discute maternidade no sistema prisional

O destaque do Via Justiça, da TV Assembleia, nesta sexta-feira (7/10/11), às 23 horas, é a maternidade no sistema carcerário e os direitos da mãe e da criança. De acordo com dados do Ministério da Justiça, atualmente há cerca de 35 mil mulheres presas no Brasil, ou seja, 7,4% da população carcerária. Cerca de 80% das presas são mães, mas apenas 27% dos estabelecimentos prisionais têm instalações específicas para gestantes, 19% contam com berçários e 16% mantêm creches.

O Via Justiça também irá discutir como é a situação das gestantes que cumprem pena, as políticas públicas e as leis que tratam do assunto. O programa também abordará se há hoje no Brasil, estrutura adequada para detentas grávidas e seus filhos, em quanto tempo os recém-nascidos devem ser separados das mães que estão cumprindo pena e qual é o impacto psicológico da separação para a mãe e para o filho.

Participam do programa o juiz Milton Lívio Lemos Sales, da 4ª Vara Criminal de Belo Horizonte, e o secretário adjunto de Estado de Defesa Social, Genilson Ribeiro Zeferino. Os convidados avaliam também os resultados alcançados pelo Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O local, com capacidade para 80 pessoas, recebe as detentas grávidas a partir do 7º mês de gestação e abriga as mães e seus filhos até que eles completem um ano de idade. Inaugurado em janeiro de 2009, o Centro de Referência visa à humanização e à ressocialização do sistema prisional.

O Via Justiça é uma parceria da TV Assembleia com a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis).

Fonte: ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.