"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

sexta-feira, outubro 07, 2011

Produtor de morangos é denunciado por explorar trabalhadores

Segundo o MPF, no local, foram encontrados 39 adultos e sete adolescentes submetidos a situação desumana de trabalho


Estado de Minas


Um produtor de morangos de Cambuí, no Sul de Minas, foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por manter trabalhadores em péssimas condições de trabalho. Segundo o MPF, no local, foram encontrados 39 adultos e sete adolescentes submetidos a situação desumana de trabalho, além de ficarem expostos a riscos de contaminação por agrotóxicos.

O flagrante da situação irregular foi em agosto de 2010. Conforme o ministério, a jornada de trabalho era exaustiva, sem controle de frequência e sem tempo adequado de descanso, expondo os trabalhadores a doenças. Os empregados não tinham acesso a água potável e nem a banheiros.

A fiscalização constatou que não havia equipamentos de segurança e os empregados não recebiam treinamento para manusear os agrotóxicos. O produto, altamente tóxico, era armazenado de forma irregular. Foram encontradas embalagens abertas, com vazamentos, depositadas diretamente no piso ou encostadas nas paredes.

Os adolescentes - dois eram menores de 16 anos - trabalhavam embalando e armazenando os morangos, por cerca de 10h por dia e faziam pausa de apenas 30min. Os menores faziam jornadas noturnas e não tinham registro em carteira.

Ainda segundo a denúncia, J.V.P ainda é acusado de praticar fraudes para não pagar os direitos trabalhistas dos empregados. O homem teria induzido os trabalhadores a prestar declarações inverídicas no cartório da cidade, onde lavrou um documento afirmando a inexistência de vínculo empregatício. A pena para o crime de redução à condição análoga à de escravo vai de dois a oito anos de prisão. A frustração de direitos trabalhistas é punido com pena de um a dois anos de detenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.