"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

domingo, outubro 30, 2011

Rebelião e agressão contra os Agentes no Centro Socioeducativo do Horto

Inaugurado no dia 21/09 o Centro Socioeducativo do Horto em Belo Horizonte, pela secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), ao custo R$ 3,4 milhões (Três milhões e quatrocentos mil Reais) com capacidade para atender 58 adolescentes, teve nesta noite de sábado 29/10 uma rebelião com o saldo de destruição e o mais grave de tudo, um Agente foi feito refém e teve a sua vida ameaçada.
Este Agente foi imobilizado e os acautelados colocaram em volta de seu pescoço um fio de cobre da TV iniciaram o enforcamento. A ação perdurou um determinado tempo a ponto do Agente começar a desfalecer. Este ato só foi interrompido por um outro adolescente que sugeriu não fazer isto, caso contrario o servidor morreria ali mesmo.
A Policia Militar foi acionada e teve o apoio do helicóptero a fim de verificar a realização de fuga.
Quando o fato já estava contornado (a redação deste de Blog procurou obter informações sobre o ocorrido mas de uma maneira muito bem orquestrada ninguém quis relatar ) foi levado para o CIA/BH vários menores que participaram desta rebelião e outros foram para o UPA/LESTE.
A violência foi tamanha que um aparelho de TV foi lançado por cima do muro e atingiu a Unidade Santa Terezinha o que obrigou os Agentes desta Unidade a recolher os vidros do tubo da imagem e entregar ao Centro Socioeducativo do Horto.


Familiares de Agentes chorando

Apesar de ser a mais recente Unidade do sistema socioeducativo de Minas Gerais, está Unidade tem um histórico de desrespeito ao Servidor. O uso de equipamentos de segurança para a contenção dos agressores é proibido, há convocações para reforço em outros plantões rotineiramente a ponto dos Agentes não terem como agendar compromissos particulares, não há treinamento de defesa pessoal, vide o ocorrido, não tem treinamento de primeiros socorros e muito menos de combate a incêndio.
A situação é tão precária destes Agentes que no período da rebelião aproximadamente 5 (cinco) carros particulares de familiares dos Servidores estiveram na portaria da Unidade para ter informações sobre como estava a saúde e a vida de seu ente querido, muitos destes estavam chorando e somente ficaram calmos depois que os abraçavam. Alguns familiares querem que seu parente peça a transferência para outra Unidade e se caso não consiga querem que eles saiam do sistema pois não suporta saber que seu filho, seu esposo ou seu irmão viva no local tão perigoso como o Centro Socioeducativo do Horto.


Tudo continua


Mesmo com tantas coisas erradas nos sistema em particular nas Unidades de acautelamento os dirigentes lutam para passar uma imagem “linda” (maquiada) do sistema socioeducativo de Minas, para a sociedade. Estes dirigentes que vivem no conforto das salas com ar condicionado e água gelada da Cidade administrativa, tentam esquecer que nestes últimos 3 (três) anos mais de 30 (trinta) adolescentes morrem sob a tutela do Estado e que vários Agentes (não há números oficiais) estão feridos, de licença, em tratamento devido as condições insalubre de trabalho. Estes dirigentes perpetuam está situação, pois sabem que se mexer para resolver o problema, eles tem que ser os primeiros a sair.
O sistema socioeducativo de Minas Gerais é gerenciado por amadores que tomam atitudes baseado no apadrinhamento e clientelismo. Como pode ainda um Diretor permanecer dirigindo uma Unidade com sucessivas irregularidades como no CEIP DOM BOSCO, SÃO JERÔNIMO e principalmente em TODAS Unidades do interior do Estado? Se não for por que estes diretores são coniventes ao estarem totalmente alinhados com a Direção mor, não há outra resposta.
Ontem mais um de nosso irmão de farda quase morreu dentro de Unidade de trabalho, será que os dirigentes estão pensando que NÃO lidamos com criminosos todos os dias? Será que eles estão “jogando” com os bandidos?


Foto: Carlos Alberto Secom/MG - Imagens mostram as autoridades que abriram esta Unidade e uma das partes "bem feita", o alojamento verde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.