"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

segunda-feira, outubro 24, 2011

Mais um Domingo sangrento no Ceip Dom Bosco e com fugas

Na tarde deste domingo dia 23, três adolescentes acautelados no Centro de Internação Provisória Dom Bosco - CEIP DOM BOSCO, armados com chuços renderam o único Agente responsável para fazer a segurança de mais 40 menores no Núcleo 3. Eles o amarraram em uma cadeira e transferiram vários socos e cravaram um chuço a ponto do Servidor ficar com o rosto totalmente ensangüentado.
Conforme informações dos Agentes da Unidade, que com receio de sofrer alguma represaria não quiseram se identificar relataram que os menores pegaram as chaves e o Radio HT, do Agente que nesta hora estava caído ao chão com um cobertor por cima e empreenderam fuga, subindo a muro da quadra e assim chegaram ao pátio próximo à entrada principal.
Para obrigar o Servidor da MGS abrir o portão eles pegaram uma cadeira e o ameaçou de morte, desta maneira conseguiram sair da Unidade.
Quando os restantes do adolescente do Núcleo 3 comunicaram para o restante dos acautelados dos outros Núcleos, iniciou um tumulto obrigando a equipe de segurança a retirar todos e levá-los para a quadra a fim de acabar com os atos de vandalismos. Vários adolescentes jogam urina, alimentos e cuspi nos Agentes e fezes no corredor.

Ato heróico

Mesmo sem equipamentos de segurança adequados, viaturas, armamentos e treinamento tático, os Agentes foram atrás dos menores fugitivos que seguiram em direção a uma favela próxima da Unidade. Os acautelados usando de uma estratégia criminosa optaram por aquela comunidade com o intuito de lograr êxito na fuga, porem eles não contaram com coragem e determinação dos membros de Equipe 1 que adentraram aqueles becos e conseguiram recapturar um dos adolescentes fugitivos.
Este foi trazido para a Unidade e todos os procedimentos legais foram tomados.
Agora a direção geral da Unidade tem nas mãos a oportunidade para mostrar que realmente está apoiando e buscando valorizar o árduo trabalho dos Agentes. Como? Conceda uma folga extra para estes bravos Servidores que com coragem, ousadia, determinação, profissionalismo e proatividade enfretraram todos os perigos e até risco de vida, para cumprir as suas atribuições de Servidor de segurança.



Histórico


Isto está virando uma rotina nas Unidades Socioeducativo de Minas Gerais, cujo governo na pessoa do Subsecretario, faz propaganda dizendo que em Minas tem o melhor Sistema Socioeducativo do País. Recentemente nas Unidade de Sete Lagoas e Teófilo Otoni vimos como a SUASE esta deixando toda a infra-estrutura depreciar colocando em risco o trabalho dos Agentes de Segurança. Nestas Unidades os servidores deixaram suas famílias e foram trabalhar, mas saindo direto para o hospital, pois um infrator julga no direto de agredi-lo e tentar matá-lo.

O pior nesta situação é que recentemente a SUASE esta promovendo a retirada da autoridade dos Agentes que agora não podem mais aplicar medida disciplinar cabendo somente para a coordenação de cada equipe e posteriormente esta medida será avaliada por uma comissão que tem o poder de retirar a referida medida.

Assim perguntamos aos dirigentes do Sistema Socioeducativo de Minas Gerais que fica nas salas de ar condicionado da Cidade Administrativa, vocês estão esperando um Agente morrer para fazer algo que nada mais é que as suas obrigações?

Alguns meses postamos este história, em virtude de um ato semelhante e houve alguma mobilização para resolver esta situação?
Foto 1 : Por Roberto Gloria
Foto 2: Cristina Horta/EM/D.A Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.