"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

sábado, outubro 15, 2011

Via Justiça discute situação de presos com problemas mentais



O programa Via Justiça desta semana aborda os dez anos da Lei da Reforma Psiquiátrica e a situação dos presos com doenças mentais no País. A edição vai ao ar nesta sexta-feira (14/10/11), às 23 horas, pela TV Assembleia. Os convidados são o desembargador da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Herbert Carneiro, e a psicóloga do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário Portador de Sofrimento Mental, Gabriela Mansur. O programa é uma parceria da TV Assembleia com a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis).

A Lei 10.216, de 2001, conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica, dispõe sobre a proteção e os direitos de pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. O objetivo é promover a inclusão social, a solidariedade e a dignidade de milhares de pessoas que sofrem de doenças mentais no Brasil.

De acordo com a lei, a internação só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes e o tratamento terá sempre a finalidade de reinserção social dos pacientes. Os convidados do Via Justiça vão discutir qual é a eficácia da norma, se ela tem alcançado seus objetivos, quais as dificuldades enfrentadas pelas famílias, entre outras questões.

O programa debate, ainda, o Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário Portador de Sofrimento Mental (PAI-PJ), do TJMG, que tem mostrado sucesso na reintegração social dos pacientes e baixos índices de reincidência.

Fonte:ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar

Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.