"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

terça-feira, outubro 11, 2011

Rondônia registra maior índice de homicídios de adolescentes infratores


Fonte: Ag. Imagem News

“Meu filho gostava de ouvir música, dançar e soltar papagaio. Se relacionava muito bem com as pessoas, tinha vários amigos, e residia há seis meses com uma companheira”, diz a mãe de um adolescente morto por três outros adolescentes do mesmo alojamento, em acerto de contas entre grupos rivais. A mãe alega ainda que o filho era maltratado na unidade, recebia alimentação estragada, era “violentado” fisicamente pelos socioeducadores, que jogavam urina no adolescente.

Esta é a história de um dos nove adolescentes assassinados em unidades de internação socioeducativa, no estado de Rondônia, entre janeiro de 2007 a janeiro de 2010.

A informação consta no relatório da pesquisa sobre a violação do direito à vida, que investigou o número total de homicídios e suas causas, de adolescentes que cumpriam medidas socioeducativa de internação, sob responsabilidade do Poder Público. O estudo foi realizado pela Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED), através do Projeto Prioridade Absoluta – Pelo Direito de Viver com Dignidade, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos – PR e Organização holandesa ICCO Kerkin Actie.

De acordo com a pesquisa, as unidades de internação em Rondônia possuem menos adolescentes internados do que a capacidade permitida. Apesar disto, é o estado em que mais casos de homicídio foram documentados. O estudo foi realizado em 11 estados brasileiros com atuação da ANCED, onde oito deles documentaram homicídios (CE, MG, PA, PE, RJ, DF, SP, RO).

Para o presidente do Centro de Defesa da Criança e Adolescente Maria dos Anjos (CDCA/RO), Francisco Marto de Azevedo, a síntese dessa realidade recai na completa ausência do estado brasileiro (União, Estado e Município), enquanto executor das políticas públicas de assistência social, educação, segurança, justiça, saúde, profissionalização, cultura, esporte e lazer e outros.

“Este índice revela a não aplicação das medidas por parte da Secretária de Estado de Justiça (Sejus), anterior Fundação de Assistência Social do Estado de Rondônia (Faser), recomendadas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativa – Sinase/2006, que estabelece atividades esportivas e de lazer, ensino fundamental, médio e profissionalizante, disponibilização de profissionais do serviço social, psicologia, pedagogia e um quadro de sócio educadores capacitados para o atendimento as necessidades do adolescente. Além da situação de drogadição que os adolescente internados estão submetidos e ao domínio do mundo do trafico de drogas sobre a população de internos”, destaca Francisco Marto.
Números podem ser maiores

Segundo consta no relatório da ANCED, foram registradas 23 vítimas de homicídio nas unidades de internação entre janeiro de 2007 e janeiro de 2010 em oito estados (CE, MG, PA, PE, RJ, DF, SP, RO). No entanto, este número sobe de 23 para 73, quando somadas às mortes não-documentadas, de adolescentes que teriam morrido nas mesmas condições, nesse período.

Com informações do CDCA/RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.