"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

terça-feira, outubro 11, 2011

Policiais ameaçados, agentes penitenciários acuados e o Sistema Penitenciário

Cabo Cláudio Cassimiro Dias (Criminólogo)

Nos dias atuais percebe-se que agentes penitenciários, policiais civis e militares e agentes do sistema de defesa social, e até juizes estão sendo vitimados e ameaçados pelos marginais. Exemplo disso é a relação de procurados postada em toda a mídia brasileira, de marginais de Minas Gerais. Inclusive 5 (cinco) deles já foram presos.

Mas, essa lista de procurados é apenas uma gota d’água no oceano, pois nossos policiais estão acuados e de mãos amarradas, pois os marginais têm mais direitos que os agentes que representam o estado. Antes que os policiais militares terminem o B.O. (Boletim de Ocorrência) os marginais são liberados, pelas leis que lhes são benevolentes.

O estado não consegue punir os marginais, e os policiais são punidos, a todo momento, e ameaçados com juntamente com sua família.

A morte da juíza Patrícia Acioli trouxe a tona um debate mais acirrado acerca do tema. Pois o sistema demonstra falhas e mesmo fragilidade por parte do estado.

Há algum tempo atrás os marginais não tinham coragem de ameaçar policiais, pois sabiam que o resultado não seria nada bom para eles.

Não se quer aqui criar uma polícia violenta e que haja como na lei de Talião “Olho por olho, dente por dente”, porém, que as autoridades façam valer a lei.

Nossos representantes e sociedade organizada devem iniciar um debate centrado na proteção aos policiais, como guardiães da sociedade, para que num futuro muito próximo não ocorra uma inversão total de valores, onde o cidadão de bem fique preso, e o cidadão, dito infrator transite livremente praticando crimes e ameaçando policiais ao bel prazer. Afinal, Polícia é polícia e pronto.

CLÁUDIO CASSIMIRO DIAS, CABO PM, CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DO CSCSPMBMMG em 2012. Bacharel em Direito. Graduado em História. Pós Graduado em Criminologia pela PUC Minas. Acadêmico da Academia de Letras João Guimarães Rosa, da PMMG. Palestrante e Pesquisador da História Militar.

Fonte: http://www.amigosdecaserna.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.