"Agentes de Segurança Socioeducativo ajudem ao SINDSISEMG a melhorar as condições do Sistema Socioeducativo, filiem-se, acessem e participem dessa conquista.

domingo, outubro 02, 2011

Entrevista com o Secretário Geral do SINDSISEMG Sr. Keifferson Pedrosa.

Pedrosa, no seu ponto de vista, como líder sindical qual é areal situação dos Agentes de Segurança Socioeducativo?

Para mim conquistamos muitas coisas, dentro de algumas Unidades porem, o Estatuto do Servidor ainda não esta sendo respeitado. Há, ainda um tratamento amador, por parte de alguns Diretores de Unidade que atestam claramente a inexperiência no trato com os servidores públicos de carreira. Esse sistema de “QI” para cargos comissionados e de confiança já deveria ter acabado pois está expresso no Decreto 45.604/2011 e em outras legislações espaças.

O Sr. falou que os Diretores de Unidades, são amadores o que quer dizer com isto?

Quero deixar bem claro que não são todos, mas alguns estão ali por indicação política, outros são simplesmente “fantoches” do sistema. O que quero dizer, é que eles agem e tomam atitudes que vão contra ao ordenamento do Estatuto do Servidor, sem a devida observância da digna Lei. Simplesmente agem em dissonância do objetivo da administração pública, ou seja, utilizam da discricionariedade pra benefícios próprios e em prol de terceiros. Torno a frisar que esses cargos devem ser providos por concurso interno dando a oportunidade àqueles realmente podem assumir por mérito e não por “QI”.

Como está o SINDSISEMG hoje no Estado de MG?

Nós que estamos à frente do sindicato estamos concluindo o processo de constituição dentro do devido processo legal. Iniciamos algumas ações pontuais nas Unidades da capital e algumas do interior. As investidas que temos feito nas Unidades, são modestas, pois não dispomos de recursos, a não ser o do nosso próprio salário. Eis o porquê de nossa aparente inercia. Só aparente, pois estamos em plena atividade nos bastidores.
Buscamos informações e aperfeiçoamentos no processo sindical para podermos em breve estarmos fazendo frente às demandas das denúncias dos Agentes quanto aos abusos de poder, as perseguições de cunho pessoal, político e sindical e ao assédio moral exercidos por determinados superiores hierárquicos muitas das vezes na condição de interinos. Das reinvindicações quanto à alteração do ordenamento jurídico na forma das resoluções, que destituem do servidor direitos adquiridos.
Hoje o sindicato está resolvendo um entrave burocrático para firmamos os convênios com algumas empresas e estamos aguardando um retorno por parte da SEDS, com relação algumas demandas que solicitamos em reuniões passadas.

Atualmente o vice-presidente Sr. Denílson, está ou não de volta e o que realmente aconteceu para ele sair?

Graças a Deus o Sr. Denílson esta de volta. O motivo que o levou a pedir para sair foi em virtude de problemas de saúde, então o que a diretoria do SINDSISEMG fez, redirecionamos seu pedido para uma concessão de “licença”, desconsiderando seu pedido de renuncia, para que ele pudesse resolver seus problemas e cuidasse da sua saúde.
Mas mesmo de licença, o Sr. Denílson não poupava esforços em prol do SINDSISEMG e de nossa categoria, dando sugestões, participando das reuniões, participou da greve da policia civil e voltando em definitivo após mais ou menos um mês depois. Voltando com pique total, nosso amigo reintegra novamente a diretoria do SINDSISEMG, imbuído dos seus ideais pedagógicos (como universitário do curso de pedagogia) novamente esta na linha de frente do sindicato lutando pelas melhoras para nossa categoria. O Sr. Denílson é peça fundamental nas atividades sindicais com sua iniciativa, dedicação, experiência sindical que vem de berço e sua disposição na linha de frente para as atividades do SINDSISEMG. Em nome da Diretoria, meu amigo, seja muito bem vindo.

Qual é a posição do Sindicato com relação aos Agentes contratados?

A visão do Sindicato enquanto entidade de classe com relação aos Agentes contratados é de que: O Estado tem que abrir mais concurso público de forma a privilegiar a experiência profissional dos contratados na contagem de títulos, auferindo uma pontuação extra por tempo de serviço.
Nossa luta é contra a abertura de mais contratos temporários, ou a termo, mas totalmente a favor da oportunidade aos nossos colegas de fardas que já integram o sistema e trazem uma extensa experiência na função de Agente de Segurança Socioeducativo.
Somos contra o sistema de contratos e não contra os contratados, pois os contratados nesse sistema sofrem muito e são considerados como massa de manobra e peças descartáveis pelo Estado. Esta é a nossa bandeira de luta, pois cremos que não há diferença entre Agentes Contratados e Agentes efetivos no que tange direitos, deveres, remuneração, benefícios e concessões.

Qual a mensagem que o Sr. deixaria para os colegas de farda?

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer em nome de toda a Diretoria do SINDSISEMG, a todos aqueles que estão nos apoiando desde o começo e que mesmo em meio a tantas tempestades e naufrágios nunca desacreditaram dos nossos ideais, de nossos objetivos e compromisso com nossa categoria.
Em segundo pedir a compreensão daqueles que tal vez por não terem um contato mais estreito conosco não tomaram ciência das nossas dificuldades e obstáculos que superamos sem respaldo de ninguém, mas ninguém mesmo.
Temos batalhado em meio a precariedade de tudo o que possam imaginar, e lhes digo que montar um sindicato com probidade não é uma missão fácil, muito pelo contrario.
No entanto aqui estamos e até agora creio que todos nós Agentes de Segurança Socioeducativos somos vencedores, pois estamos fazendo história. O sindicato é a forma mais eficaz de reivindicarmos os nossos direitos, mas ditado certo, “uma andorinha só não faz verão”.
Por tanto proclamo a todos o convite para uma participação efetiva em prol de melhoras que são de nosso próprio interesse e que urgem em nosso sistema.
Em fim, para finalizar, gostaria de deixar a todos os amigos de farda, para uma reflexão, uma frase atemporal, de uma das maiores personalidades do século,

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” (Francisco Cândido Xavier).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante para nosso aperfeiçoamento e avaliação das demandas necessárias dos Agentes de Segurança Socioeducativos, contamos com a educação, o bom senso a o união de todos na construção de um sistema melhor e verdadeiramente eficiente.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


LEI DO PORTE DE ARMA PARA AGENTE

Vamos participar desta campanha para que nossa categoria tenha o porte de arma estabelecido em lei, não perca tempo.

Clik na imagem para participar


Os Agentes precisam dê seu voto

Os Agentes precisam dê seu voto
Participe da Petição Pública, clik na imagem acima.